Vida

Dezesseis animais são resgatados em condição deplorável em Marília (SP)

Dezesseis animais são resgatados em condição deplorável em Marília (SP)

Os animais apresentavam sinais visíveis de desnutrição e baixa imunidade. Eles também tinham muitos carrapatos pelo corpo

A Prefeitura de Marília (SP) resgatou, por meio de uma empresa contratada, 16 animais encontrados em condição deplorável no bairro Alto Cafezal. O resgate foi realizado na quarta-feira (12).

Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação

De acordo com a veterinária Nicole Castanha, os animais estavam sem alimento e aparentam não comer há dias. Um deles foi resgatado em estado grave.

O responsável pelo imóvel foi levado para a delegacia. No entanto, como maus-tratos a animais é crime de menor potencial ofensivo, ele prestou depoimento e foi liberado.

A veterinária afirmou ao G1 que os animais, sendo 13 cães e três gatos, apresentavam sinais visíveis de desnutrição e baixa imunidade, além de estarem repletos de carrapatos.

Levados para o canil da empresa, eles foram medicados e submetidos a exames de sangue e a testes de leishmaniose.

Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação

De acordo com Nicole, o cachorro resgatado em estado grave não respondeu bem aos medicamentos. “Ele teve que ser encaminhado para a nossa clínica parceira para uma internação mesmo porque ele estava em um estado pior. A gente tentou medicá-lo e ele não respondeu muito bem, então a gente internou e ele provavelmente vai precisar de uma transfusão sanguínea”, explicou a médica.

Os animais devem ser mantidos no canil durante o processo de recuperação, que deve levar cerca de 45 dias, segundo a veterinária. Posteriormente, todos serão disponibilizados para adoção.

Ao encontrar animais abandonados, maltratados ou acidentados em Marília, o morador deve ligar para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, para que a empresa contratada pela prefeitura seja posteriormente acionada para prestar o serviço.

Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação
Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação