Vida

Crianças do projeto Ação Social pela Música da Prefeitura de João Pessoa já estão em São Paulo para apresentação no Theatro Municipal em concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica

Crianças do projeto Ação Social pela Música da Prefeitura de João Pessoa já estão em São Paulo para apresentação no Theatro Municipal em concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica

Acompanhados por monitores, alguns pais, maestros e até médico, crianças e adolescentes do projeto Ação Social pela Música da Prefeitura de João Pessoa já estão em São Paulo aonde vão se apresentar, neste domingo (8), no Theatro Municipal, um dos mais importantes da América Latina, durante concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo renomado maestro João Carlos Martins. O convite para o evento foi feito pelo próprio maestro João Carlos Martins, que, no ano passado, teve a oportunidade de conhecer o projeto executado pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo, quando de sua participação do Festival Internacional de Música Clássica.

Em São Paulo, nesta sexta-feira (6), o grupo de 42 crianças participa de ensaio com os maestros Hector Rossi e Samuel Galvez, que conduzem os polos do projeto Ação Social pela Música nos bairros do Alto do Mateus e Mangabeira, e ainda visita um museu. Neste sábado (7), eles participam de ensaio com o maestro João Carlos Martins, na Fundação Bachiana. No domingo (8), se apresentam no concerto do Theatro Municipal, a partir de meio-dia.

O presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, que acompanha a orquestra do Projeto Ação Social pela Música em São Paulo, revelou que as crianças estão entusiasmadas com a possibilidade de se apresentarem em conserto da orquestra regida pelo maestro João Carlos Martins, no Theatro Municipal de São Paulo. “Percebe-se muita alegria e uma expectativa indescritível”, disse Burity.

Para Maurício Burity, o projeto Ação Social pela Música é uma das grandes realizações do prefeito Luciano Cartaxo, exatamente por promover o desenvolvimento social através da cultura, gerando oportunidades promoção humana e profissional para dezenas de crianças em estado de vulnerabilidade social.

O maestro Hector Rossi comparou a oportunidade de as crianças do projeto Ação Social pela Música da Prefeitura de João Pessoa se apresentarem no Theatro Municipal de São Paulo, com crianças de uma escolinha de futebol que logo nos primeiros dias ganham a chance de jogarem no Maracanã.

Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.

O projeto funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).

Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira) os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).

Fonte: assessoria