Vida

Como disse Cláudia Raia | Marcio Atalla: Atividade aeróbica não faz envelhecer nem 'come' testosterona

Como disse Cláudia Raia | Marcio Atalla: Atividade aeróbica não faz envelhecer nem 'come' testosterona

Recentemente, viralizou  um vídeo da atriz Cláudia Raia dizendo que a atividade aeróbica "come" testosterona e envelhece, por isso, deve ser feita no máximo três vezes por semana. Em particular, ela diz que a corrida causa flacidez e faz o rosto, os seios e tudo mais "cair". Isso não é verdade.

A atividade física aeróbica não "come nada", ao contrário, ela auxilia na produção desse hormônio, desde que seja feita com regularidade e intensidade moderada. Tampouco provoca a flacidez na pele. Isso acontece por outros motivos. O principal deles é a diminuição da produção de colágeno que também faz parte do processo de envelhecimento. O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo, mas também ela sofre uma queda com o avanço da idade.

É verdade que partir dos 30, 40 anos de vida, ocorre uma perda de massa muscular entre 5% e 8% a cada década vivida –muito disso pela redução natural do nível de testosterona que ocorre com o passar do ano. Depois dos 60, essa perda se acentua podendo chegar a 10%. Chama se sarcopenia esse processo de redução de massa magra que acontece de forma espontânea com o avanço da idade.

Também é verdade que os exercícios resistidos, como a musculação, são os mais eficientes em promover ganho de massa muscular, portanto o processo da sarcopenia pode ser neutralizado com ganho de músculos vindos dos exercícios físicos.

Sabendo que a população vive cada vez mais é muito importante para manter a autonomia nas idades avançadas que se tenha esse cuidado em manter a massa
muscular, permitindo às pessoas que possam viver por mais tempo com autonomia para realizar tarefas do dia a dia.

Só para se ter uma ideia, no Brasil os últimos 11 anos de vida são vividos com algum tipo de dependência, de pessoas, de remédios, de instrumentos, enquanto em países como a Coreia do Sul, esse tempo é de apenas 3 anos. Quem quer viver dependendo de cuidadores durante tanto tempo? E pensar na importância da musculatura é um passo importante para evitar isso.

Logo, eu defendo a prática da atividade física aeróbica combinada com a musculação, para manter não apenas os músculos mas também a condição cardiovascular em dia.

A propagação de mitos só afasta mais as pessoas da atividade física no país que é o mais sedentário da América Latina, a região mais sedentária do mundo.

Quer saber mais sobre envelhecimento da pele e exercício? No vídeo de hoje do Canal BemStar dou a palavra a uma especialista em saúde da pele. Confira e até a próxima!