Vida

Cerca de um terço dos americanos considera fazer um jantar de Ação de Graças vegano

Foto: Peta Kids

Quase um terço dos americanos (28,6%) está pensando em servir uma refeição sem carne no feriado de Dia de Ação de Graças nos EUA, de acordo com dados coletados pela empresa de pesquisa de mercado Dynata em nome da marca vegana The Meatless Farm.

A Dynata pesquisou uma amostra representativa de 1.050 americanos sobre seus hábitos alimentares no Dia de Ação de Graças. A data também conhecida como “Dia do Peru” celebrada é um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos e no Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado na última quinta-feira do mês de novembro e, no Canadá, toda segunda segunda-feira do mês de outubro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é uma data em que as pessoas se reúnem e demonstram sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o último ano, porém um dos principais pratos servidos na ocasião envolve o sofrimento e a morte de uma ave, o peru, o que vai de encontro ao simbolismo da data: celebrar a vida com a morte.

Felizmente a conscientização está aumentando entre a população. Os dados revelaram que as gerações mais jovens estão mais inclinadas a romper com a tradição, com 44% das pessoas de 18 a 24 anos e 45% das pessoas de 25 a 34 anos de idade, respondendo que estão abertas para servir um Dia de Ação de Graças sem carne.

A saúde pessoal foi o principal fator para 60% dos entrevistados abolirem a carne na ocasião – um fator que se torna mais importante com a idade. “Estar ciente de como vivemos e comemos se tornou uma prioridade no mundo de hoje e os números revelam uma enorme mudança em relação à alimentação baseada em vegetais nos EUA”, disse Kasper Vesth, gerente geral da The Meatless Farm na América do Norte.

“Pequenas mudanças podem ter um grande impacto e é ótimo ver que tantos americanos que comem carne estão tomando medidas em relação a isso. Se as pessoas mudassem apenas uma refeição por semana para um prato sem carne, isso já faria uma grande diferença”.

A Meatless Farm lançou seus primeiros produtos de carne vegana em 2018 no Reino Unido antes de expandir para os Estados Unidos no início deste ano.