Vida

Carros | Volkswagen Polo: conheça o 'hatch refinado' da marca alemã

Carros | Volkswagen Polo: conheça o 'hatch refinado' da marca alemã

O Volkswagen Polo foi um carro que estreou na hora errada no Brasil.

Quando chegou às ruas em 2002, o carro apostava no conceito de compacto premium, que ainda engatinhava naquela época. O Citroën C3 era um dos poucos representantes da categoria que já fazia sucesso na Europa há alguns anos.

Até sua campanha publicitária fazia alusão a sua proposta refinada. O vídeo mostrava apenas os quatro faróis redondos acesos e a frase: "Pensou que era um carrão? Acertou".

O modelo realmente tinha um padrão de construção bastante refinado, com direito a chapas de espessuras variáveis e pontos de solda a laser.

O nível de acabamento também era bem superior ao do Gol e se aproximava do irmão maior Golf.

Havia opções de motorização 1.6 (este da família EA-111, que mais tarde seria adotado em Fox e Gol) e 2.0. O câmbio manual MQ-200 se destacava pelos engates suaves e precisos, a ponto de ser referência até hoje.

Só que o preço também acompanhava as evoluções e não demorou muito para o Polo ser rejeitado pelo mercado, que o considerava caro demais pelo seu tamanho. Que fique bem claro: ele nunca foi um mico de vendas, mas teve números bem abaixo das expectativas da VW.

E foi assim que ele permaneceu em linha até 2014. Durante esse longo período ele passou por duas reestilizações: a primeira aconteceu em 2006 e substituiu os faróis redondos (que lembravam os do Mercedes-Benz Classe E) pela identidade visual da marca na época, marcada pela grade frontal em formato de "V". Atrás, as lanternas ganharam um enorme refletor circular.

A segunda atualização aconteceu em 2011 e foi mais discreta, limitando-se a novos para-choques. Assim ele ficou até 2014, quando deixou de ser produzido.

O Polo voltaria à cena dois anos depois. A VW decidiu compensar a ausência da quinta geração e trouxe o hatch em sintonia com o mercado europeu, onde havia sido lançado apenas alguns meses antes.

Maior do que o Gol e mais refinado, ele trouxe itens mais requintados, como o painel digital.

Atualmente, o hatch é vendido em quatro motorizações 1.0 MPI (84 cv / 75 cv), 1.6 MSI (117 cv / 110 cv), 1.0 TSI (128 cv / 116 cv) e 1.4 TSI (150 cv). São cinco versões de acabamento: MPI, MSI, Comfortline, Highline e a esportiva GTS.