Vida

Burrinho cego volta a enxergar graças a um par de óculos de sol especial

Foto: The Donkey Sanctuary

Foto: The Donkey Sanctuary

Um burrinho que ficou cego em um acidente infeliz voltou à enxergar graças a um par de óculos de sol especial.

Jonty foi levado às pressas para um hospital especialista em burros depois de entrar em um espinheiro e um espinho afiado ficar preso em seus olhos.

O espinho foi removido, mas o estresse da operação desencadeou um problema ocular crônico.

Agora, em um esforço para restaurar sua visão, Jonty tem que usar óculos de sol especialmente feitos para proteger seus delicados olhos dos prejudiciais raios UV.

Foto: The Donkey Sanctuary

Foto: The Donkey Sanctuary

Jonty foi tratado por uma equipe especializada no hospital de animais do The Donkey Sanctuary em Sidmouth, Devon, Inglaterra.

A veterinária Vicky Grove disse: “O estresse do ferimento e a chegada ao hospital possivelmente desencadearam a recorrência de um problema ocular crônico”.

Jonty sofreu uma inflamação de fundo imunodeficiente de todo o seu olho. Ele tinha úlceras na córnea, os olhos escorriam pus e era realmente doloroso – ele perdeu a visão.

Jonty ainda tinha alguma visão mínima, e os funcionários do hospital deram-lhe estes óculos para proteger os olhos, dando-lhes a chance de se recuperar.

Vicky continuou: “A máscara é como usar óculos escuros, e Jonty fez um bom progresso, embora a parte de trás do olho ainda esteja danificada.

Foto: The Donkey Sanctuary

Foto: The Donkey Sanctuary

“Estamos monitorando seus olhos com um oftalmoscópio, e testamos sua visão com uma pista de obstáculos, que ele completou, então achamos que a cegueira é apenas parcial”.

Os burros geralmente formam fortes laços com um amigo da mesma espécie, mas Jonty prefere sua própria companhia e atualmente está se recuperando sozinho no hospital da instituição de caridade.

Depois de desfrutar de um pouco de descanso será transportado para Slade House Farm, o principal local de visita do The Donkey Sanctuary.

Mas ele terá os óculos especiais durante grande parte do verão, enquanto se recupera, além disso os veterinários especializados do santuário estarão atentos ao seu progresso.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.