Vida

Barril da Shell com óleo é encontrado no litoral do Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha encontrou um barril com logotipo da Shell perto de Ponta de Tabatinga, a 7,4 km da costa de Natal, no Rio Grande do Norte. O barril da petrolífera, que estava cheio de óleo, foi localizado na quinta-feira (17).

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

“Os dados disponíveis até o momento não permitem concluir se o episódio tem relação com outros tambores encontrados no litoral de Sergipe (que também tinham o logo da Shell) ou com o óleo que tem se espalhado pelas praias do Nordeste”, afirmou a Marinha, em nota divulgada pela revista Fórum.

Ao se pronunciar sobre o caso, a Shell afirmou que os tambores encontrados em Sergipe eram originalmente embalagens de lubrificantes usados em navios e que o material não é fabricado no Brasil. A petrolífera disse ainda que os tambores não foram reutilizados.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que tem quase certeza que o vazamento de óleo no Nordeste é criminoso e que suspeita que a origem do produto seja venezuelana.

“Obviamente, não temos bola de cristal para descobrirmos rapidamente quem foram os responsáveis por esse ato criminoso, mas as providências sempre tomamos”, disse.

Na quinta-feira (17), as manchas de óleo atingiram os corais da Baía de Todos os Santos, localizada na Bahia e considerada a maior do país. Segundo o Ibama, a contaminação atingiu as praias de Jaburu, Tairu e Cacha Pregos, na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.