Vida

Baleia, golfinho e pinguins são encontrados mortos em Búzios (RJ)

Baleia, golfinho e pinguins são encontrados mortos em Búzios (RJ)
Foto: Folha de Búzios

Uma baleia-jubarte, um golfinho e quatro pinguins foram encontrados mortos no último sábado (11) na cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os corpos foram localizados em diferentes praias.

A baleia surgiu no Mangue de Pedras, onde ficou encalhada. A Guarda Marítima suspeita que o animal esteja morto há mais de dez dias. Na noite de sábado, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente tentou retirar o corpo do local, mas sem sucesso. Até a noite de domingo (12), a jubarte ainda estava encalhada na praia.

Sem parte da calda, o golfinho foi encontrado morto na Praia de Tucuns. A suspeita da prefeitura é de que uma rede de pesca tenha se enrolado no animal e decepado sua calda. O corpo foi levado pela Guarda Marítima Ambiental até o CTA – Meio Ambiente, empresa que presta serviço à Petrobrás.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO
Foto: Folha de Búzios

Os pinguins foram encontrados mortos de sexta-feira (10) até o último domingo (12). Quatro deles estavam mortos e dois foram localizados com vida, porém debilitados. Eles foram levados ao CTA.

A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca enviou nota ao G1 por meio da qual afirmou que, “conforme informações de técnicos da região, no dia 24 de junho, houve a notificação de uma baleia presa em rede de espera, na região de Araruama, sendo posteriormente, no dia 27 de junho, avistada na altura de Arraial do Cabo, já morta e a deriva”.

Foto: Folha de Búzios