Vida

Baleia de espécie rara é encontrada morta em praia em Santa Catarina

Baleia de espécie rara é encontrada morta em praia em Santa Catarina

É a primeira vez que uma baleia-bicuda-de-cuvier é encontrada no estado de Santa Catarina

Uma baleia-bicuda-de-cuvier, espécie considerada rara, foi encontrada morta na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça (SC), na quinta-feira (13).

Fêmea e adulta, o animal media 6,2 metros de comprimento. De acordo com o Instituto Australis, essa é a primeira vez que um animal desta espécie aparece no estado.

Foto: Instituto Australis/Divulgação/ND

Apesar de ser chamado de baleia, o animal pertence à família dos golfinhos. Ele foi encontrado durante o monitoramento de praias realizado pelo Instituto. Após o encalhe ser observado, equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos foram acionadas para que a necropsia fosse realizada.

Não se sabe quando o resultado do exame ficará pronto. “Vai depender do estado em que ele estiver. Se estiver mais fresco, podemos fazer um exame mais aprofundado”, explica Karina Groch, diretora de pesquisa do Instituto Australis, em entrevista ao portal ND Mais.

Além do Instituto Australis, a Associação R3 Animal e o Laboratório de Zoologia da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), que integram o PMP-BS, também participaram da ação.

Ao encontrar um animal morto ou vivo nas praias de Santa Catarina, o banhista deve ligar para o número 0800 642 3341. A população é orientada a fotografar o animal para documentar o caso e ajudar a identificar a espécie e a não se aproximar dele.

Foto: Instituto Australis/Divulgação/ND