Vida

Arara é encontrada morta com marcas de tiro em rodovia no Mato Grosso

Arara é encontrada morta com marcas de tiro em rodovia no Mato Grosso
Pixabay/Imagem Ilustrativa

Uma arara-canindé foi encontrada morta com marcas de tiro na cidade de Sinop, a 503 km de distância de Cuiabá, no Mato Grosso. O animal silvestre estava caído às margens da BR-163.

O corpo foi encontrado na última quinta-feira (6) nas proximidades do bairro Camping Clube. Após ser acionada, uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) retirou a arara do local e a encaminhou ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A ave já chegou morta no hospital por conta de uma hemorragia severa. O tiro atravessou seu corpo, passou pelo pulmão, rompendo-o, e chegou à artéria aorta.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

A médica veterinária e professora da UFMT Elaine Dione informou ao G1 que as marcas de tiros foram observadas assim que a ave chegou ao hospital.

Exames indicaram que a ave provavelmente estava voando em casal quando foi alvejada pelos disparos, que a fizeram cair no chão. Novos procedimentos serão realizados para que se descubra quantos tiros atingiram o animal.

A espécie está em período reprodutivo, conforme explicou a veterinária, o que torna a morte de um desses animais ainda mais preocupante, já que isso pode interferir na reprodução de um casal e, por consequência, no nascimento de filhotes importantes para a preservação das araras.

O crime ambiental cometido contra a ave deve ser investigado pela Sema.