Vida

Abertas inscrições em seleção cultural para novas propostas digitais durante pandemia na PB

Abertas inscrições em seleção cultural para novas propostas digitais durante pandemia na PB

Estão abertas a partir desta terça-feira (9) as inscrições em um novo chamamento público para credenciamento de propostas de artistas paraibanos para participar de um projeto chamado “#CulturaPBnaWeb”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Conforme edital, publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB), as inscrições são gratuitas e os materiais enviados pelos artistas vão ser exibidos nas redes sociais e canais digitais do Governo do Estado e da Secult durante o período de isolamento domiciliar em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

No total, são oferecidas 150 vagas de propostas artísticas nas áreas de performance artística (60); curso, oficina e workshop (20); e-books e história em quadrinhos (20); podcast (20); exibição de curta-metragem (20); exposição, intervenção e galeria de arte virtual (10). Os projetos selecionados vão receber um cachê de R$ 1,2 mil cada.

No novo edital, as inscrições vão até 21 de junho e devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário no site da Secult. Os artistas também devem enviar a ficha técnica da apresentação artística em formato digital, um portfólio com detalhamento da produção feita nos últimos cinco anos, documentos específicos previstos no edital e também, se quiser, um arquivo no formato PDF, de até 10 mb de tamanho, com o clipping de reportagens, críticas, fotos e outros itens relativos à produção.

Conforme o edital, a avaliação das propostas vai ser feita, inicialmente, pela conferência dos documentos exigidos. Após esta fase, as propostas habilitadas vão ser avaliadas por uma comissão de credenciamento que vão levar em consideração os os critérios de análise e avaliação do portfólio artístico-cultural com histórico de produção artística, histórico de atuação na vida cultural e capacidade de realização; e análise da proposta apresentada com aderência aos objetivos do edital, contribuição para mitigar os impactos do isolamento social, adequabilidade ao formato previsto no certame concepção artística e performance da apresentação proposta, avaliando ainda aspectos técnicos e estéticos do vídeo apresentado; e análise de aspectos técnicos da proposta: roteiro, sinopse, condições técnicas apresentadas, conhecimento sobre ferramentas multimídia e uso da internet.

O projeto #CulturaPBnaWeb vai ser feito por meio da exibição, transmissão e compartilhamento das apresentações artísticas nos canais e redes sociais do Governo da Paraíba e da Secult. Os vídeos credenciados vão receber uma marca d’água contendo as marcas do projeto, da secretaria e do governo, de uma forma que não interfira no conteúdo do artista.

Os pagamentos dos cachês vão ser feitos por meio de crédito em conta corrente informada no ato de inscrição em um prazo de até 30 dias contados a partir da data da publicação do vídeo do proponente nos canais citados.

A previsão do edital é de que a relação final das propostas credenciadas seja divulgada no dia4 de julho. O projeto está previsto para começar no dia 14 de julho.

Veja abaixo o número de vagas, e o tipo de vídeo que pode ser enviado de acordo com cada área:

Performance artística

  • Vagas: 60
  • Conteúdo de caráter performático, disponibilizado em formato audiovisual,com duração entre 15 e 45 minutos, relacionado às artes cênicas, artes visuais, literatura, humor, música e patrimônio cultural imaterial, assim como à diversidade de expressões estéticas decorrentes destes segmentos.

    Curso, oficina e workshop

    Vagas: 20

    • Conteúdo de caráter formativo,disponibilizado em formato audiovisual, com duração entre 15 e 45 minutos, podendo ser utilizado o modelo seriado, relacionado às artes cênicas, artes visuais, literatura, cinema, música e patrimônio cultural imaterial, assim como à diversidade de atividades laborais, de habilidades e de técnicas decorrentes destes segmentos.

    E-books e história em quadrinhos

    • Vagas: 20
    • Conteúdo de caráter literário,disponibilizado em formato digital, com características de livro padrão ou conjunto de posts para a internet, relacionado à temas como cultura, arte e história paraibana.Teatro de bonecos

    Podcast

    • Vagas: 20
    • Conteúdo de caráter lúdico-formativo, disponibilizado em formato de áudio, com duração entre 15 e 45 minutos, podendo ser utilizado o modelo seriado, incluindo histórias, relatos, reflexões, entrevistas, entre outros modelos, relacionados a temas como cultura, arte, história paraibana, humanidades e criatividade.

    Exibição de curta-metragem

    • Vagas: 20
    • Obra audiovisual, de gênero ficção, documentário ou animação, produzida na Paraíba, finalizada entre 2016 e 2020 e com duração de até 20 minutos.

    Exposição, intervenção e galeria de arte virtual

    • Vagas: 10
    • Conteúdo de caráter contemplativo, disponibilizado em formato digital e relacionado às artes visuais e à diversidade de expressões estéticas decorrentes deste segmento.