Tecnologia

SpaceX testa com sucesso protótipo de espaçonave para ir a Marte

SpaceX testa com sucesso protótipo de espaçonave para ir a Marte

Após realizar sua primeira missão tripulada ao espaço com a cápsula Crew Dragon, a SpaceX, empresa espacial do bilionário Elon Musk, realizou, na terça-feira (4), um teste de lançamento, no Texas, nos EUA, do protótipo da espaçonave Starship, que está sendo projetada para para ir até Lua e até para Marte.

As imagens do teste mostram o lançamento da Starship, que voa por cerca de 40 segundos até atingir uma altura de cerca de 150 metros, e retorna em segurança até toca o solo ainda na posição vertical.

Uma das características dos projetos da SpaceX é permitir o uso de equipamentos por mais de uma vez e, assim, diminuir os custos das missões. Esse é um diferencial do foguete Falcon 9, por exemplo, que usa propulsores que retornam à Terra sozinhos após o lançamento.

Está nos planos de Musk realizar também voos comerciais para levar pessoas comum ao espaço a bordo da Starship. Em 2018, o empresário japonês Yasuka Maezawa foi anunciado como o primeiro da fila para embarcar para a Lua com a SpaceX.