Tecnologia

Nave espacial da SpaceX explode durante teste no Texas

Nave espacial da SpaceX explode durante teste no Texas

Ao ser submetida a um teste de compressão na última sexta-feira (28), a nave teste da SN-1, desenvolvida pela SpaceX em parceria com a Nasa, agência Espacial norte-americana, não resistiu e explodiu na base de Boca Chica,  no suld do Texas.


As imagens da explosão foram divulgadas pela Nasa e mostram a nave enrugando como papel logo após sair do chão. Segundo a agência americana, o lançamento pretendia testar os propulsores criogênicos da nave, mas, a compressão causou a explosão.


Com o nome de anomalias, as explosões estão atrapalhando os avanços do Elon Musk de lançar o homem ao espaço novamente. Esta nave faz parte do plano de ida a Marte, o maior projeto elaborado pela SpaceX, que também desenvolve tecnologia para a missão Artemis, da Nasa.
Em declaração de novembro de 2019, o CEO da SpaceX afirmou que seu projeto para enviar o homem a marte precisa de 1000 naves SN-1, mas, que pretende reduzir os custos de cada uma a 1% do que a Nasa gastaria.

O próximo teste deve acontecer nos próximos meses e pretende lançar a nave, pela primeira vez, a uma altura superior a 20 quilômetros.

*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques

Veja também:

Conheça todas as missões Apollo da Nasa