Tecnologia

Menu no Android 11 dá acesso rápido a pagamentos e automação doméstica

Menu no Android 11 dá acesso rápido a pagamentos e automação doméstica

Um novo menu integrado ao botão Liga/Desliga no Android 11 dará acesso a controles para interação com sistemas de automação doméstica, popularmente conhecidos como “casa inteligente”, e também ao sistema de pagamentos Google Pay.

O recurso foi divulgado pelo site XDA-Developers, e é mencionado em documentação oficial do sistema voltada aos desenvolvedores. Ao segurar o botão Liga/Desliga, surge na tela um novo painel. As opções para desligar e reiniciar o aparelho, além do botão para capturar um screenshot, ficam no topo da tela. Abaixo delas há uma área chamada Quick Controls que pode ser personalizada pelo usuário.

Lá podem ser adicionados controles para interagir com lâmpadas, termostatos, cortinas, câmeras de segurança, campainhas e outros dispositivos compatíveis com o sistema Google Home. Segundo Mishaal Raman, do XDA-Developers, a área de Quick Controls também pode abrigar um acesso rápido para a “carteira” do Google Pay, sistema de pagamento do Google.

Embora conste na documentação para desenvolvedores do Android 11, o recurso ainda não foi anunciado publicamente. Isso pode mudar em breve, já que o Google pretende realizar um evento online para anunciar as novidades no primeiro beta da nova versão do sistema operacional.

Originalmente programado para esta quarta-feira (03), o evento foi adiado, e ainda não há uma nova data definida.

Fonte: XDA-Developers