Tecnologia

Menina nos EUA nasce com uma segunda boca; entenda

Menina nos EUA nasce com uma segunda boca; entenda

Uma rara desordem congênita chamada Diprósopos fez uma menina nos EUA nascer com duas bocas. Não só isso: a segunda boca tinha lábios, dentes, uma pequena língua e produzia saliva.

O problema foi detectado durante exames pré-natais, mas os médicos não conseguiam identificar do que se tratava e suspeitavam de um cisto ou um tumor conhecido como teratoma, que ocorre quando um embrião mal-formado é absorvido por outro. Foi só quando o bebê nasceu que os médicos perceberam a real natureza do caso. Felizmente, a boca extra não causava problemas com a respiração da criança ou sua capacidade de se alimentar.

Diprósopos é uma condição genética que leva à duplicação de estruturas da cabeça ou da face. É muito rara, com apenas 35 casos registrados em humanos desde 1900. Em casos extremos pode levar à duplicação completa da face, como nos “gatos de Jano”, gatos domésticos que nascem com dois rostos.

Quando a garota completou seis meses de vida os médicos realizaram uma cirurgia para remover alguns músculos, ossos, membrana mucosa bucal e tecido do esôfago, bem como uma glândula salivar e seis dentes ainda não nascidos. Ela se recuperou bem, e não exigirá mais tratamento.

Fonte: Science Alert