Tecnologia

Inteligência Artificial desenvolve sozinha vacina contra a gripe

Inteligência Artificial desenvolve sozinha vacina contra a gripe

Pesquisadores frequentemente gastam bilhões de dólares e incontáveis horas na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Ainda assim, muitos não saem da fase de testes ou falham em cumprir com seu propósito. Mas agora, cientistas esperam que uma inteligência artificial (IA) possa ajudá-los a descobrir novos remédios. E os primeiros resultados são promissores.

A IA, chamada de Algoritmos Inteligentes para a Descoberta Médica (SAM), conseguiu desenvolver uma nova e promissora vacina contra a gripe, totalmente sozinha. A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Flinders na Austrália, que alimentaram o SAM com informações sobre compostos químicos conhecidos por ativar o sistema imunológico humano, bem como compostos conhecidos por não terem efeito sobre ele.

Então, eles desenvolveram um programa de computador que poderia gerar trilhões de combinações de compostos químicos e permitir que a SAM decidisse quais desses compostos poderiam ser candidatos promissores para novos medicamentos.

Um dos medicamentos foi uma vacina chamada de “Turbocharged” que atua contra a gripe. Mais tarde, ela se mostrou eficaz em animais e, no momento, está em teste em humanos nos Estados Unidos. Se tudo seguir o caminho esperado, podemos entrar em uma nova fase da medicina e descobrir mais um uso para as IAs.

Fonte: Olhar Digital

Créditos: Olhar Digital