Tecnologia

Estagiário da NASA faz descoberta inédita de planeta com dois sóis

Estagiário da NASA faz descoberta inédita de planeta com dois sóis

Um estagiário da NASA ajudou a descobrir um planeta com dois sóis, por meio de dados coletados pela missão TESS, iniciada em 2018. O estudante Wolf Cukier, estudante da Scarsdale High School foi o responsável pela descoberta inédita.

O planeta TOI 1338 b foi encontrado a 1.300 anos-luz de distância na constelação de Pictor. É o único planeta no sistema com duas estrelas . É do tamanho de Netuno e Saturno e tem eclipses solares com regularidade.

Os sóis giram em torno de si a cada 15 dias. Uma das duas estrelas tem 10% mais massa que o Sol do Planeta Terra, enquanto a outra é menor e mais fria.

“Eu estava procurando nos dados tudo o que os voluntários identificaram como um binário eclipsante , um sistema em que duas estrelas circulam entre si e, do nosso ponto de vista, eclipsam-se a cada órbita”, disse Cukier à CNN.

O estudante disse, ainda, que no começo pensou que se tratasse de um eclipse estelar , quando na realidade era um novo planeta. As quatro câmeras da TESS estudam o mesmo trecho do céu por 27 dias, tirando fotos a cada 30 minutos.

Planetas com dois sóis , principalmente quando um é mais escuro, como neste sistema, são mais difíceis de detectar pelo TESS. O pesquisador Vaselin Kostov, do Instituto SETI (sigla em inglês para Search for Extraterrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre), disse que “esses são os tipos de sinais com os quais os algoritmos realmente enfrentam”.