Tecnologia

Entenda como a tecnologia pode ajudar no combate a disseminação ao coronavírus

Entenda como a tecnologia pode ajudar no combate a disseminação ao coronavírus

Em meio a pandemia de coronavírus que vem preocupando pessoas ao redor do mundo, a tecnologia bem ajudando pessoas a se manterem mais seguras durante o período de isolamento social que vem sendo praticado em várias nações para impedir a disseminação da doença. Com celulares acessíveis para a maior parte da população, aplicativos podem facilitar a vida das pessoas até que tudo se normalize.

Aplicativos de transporte são necessários em momentos como este em que os transportes públicos pararam por conta dos riscos de se reunir muitas pessoas dentro de um espaço limitado. Aplicativos que permitem a entrega de alimentos também são facilitadores em momentos como estes. Já para aqueles que não possuem outra opção além de irem presencialmente até os estabelecimentos comerciais para realizarem suas compras, uma grande ajuda da tecnologia para reduzir o contato com superfícies potencialmente contaminadas é o pagamento por aproximação. Cartões de créditos e até mesmo pulseiras já são disponibilizadas por empresas de cartão de crédito e por bancos, permitindo que os consumidores não precisem.

Para as empresas que adotaram regime de home office, aplicativos de videoconferência ou que criam salas de bate papo virtuais permitem aos trabalhadores e o comando das empresas seguirem em contato de forma semelhante ao estabelecido no modelo tradicional de trabalho.

Na Coréia do Sul o governo está realizando os testes em possíveis infectados através de sistemas “drive through”(sistema em que as pessoas vão de carro e são atendidas sem descerem dele) e tem o material coletado para a realização de exames. Algumas horas após a realização dos testes as pessoas são notificadas com o resultado dos seus exames e caso o resultado seja positivo elas devem instalar um aplicativo para ajudar a combater o covid-19 durante a quarentena. Assista abaixo um vídeo do canal Nerdologia com informações sobre o tema: