Tecnologia

Cometa passará próximo da Terra no domingo

Cometa passará próximo da Terra no domingo

Essa é para quem não para de repetir “Vem, meteoro!” O cometa 46P/Wirtanen atingiu o ponto mais próximo da órbita do Sol e passará próximo à Terra neste domingo (16), poucas horas após o entardecer. Ele, aliás, tem até um nome simpático: “o cometa de Natal”, já que aparece para anunciar a celebração natalina.

Okay, cometa não é meteoro, já que o primeiro é uma bola de gases congelados e o segundo é um asteroide pequeno – ou seja, uma pedra espacial de menores proporções.

A aproximação com o planeta será de 11,5 milhões de quilômetros, o equivalente a cerca de 30 vezes a distância Terra-Lua. Ainda que pareça bastante longe do ponto de vista terráqueo, quando são consideradas as distâncias no espaço, vai passar bem perto. Astrônomos da University of Maryland, nos Estados Unidos, fizeram os cálculos e consideram que esta é a décima maior aproximação de um cometa com a Terra nos tempos modernos.

Se você ficou preocupado, pode relaxar. O professor Eduardo Arnauld Cypriano, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), explicou à Rádio USP que o corpo celeste não afetará o planeta.

Não vai causar nenhum problema para vida na Terra ou para equipamentos eletrônicos

O cometa leva o nome do seu descobridor, o astrônomo norte-americano Carl Wirtanen, e, segundo detalha Cypriano, tem período orbital curto, de 5,4 anos.

Para quem quiser tentar observar a passagem do cometa, o professor dá a dica:

Ele estará visível perto da Constelação de Touro

Fonte: UOL

Créditos: Uol