Tecnologia

Clientes de bancos são orientados a usar aplicativos para evitar covid-19

Clientes de bancos são orientados a usar aplicativos para evitar covid-19

Uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a pandemia de coronavírus é ficar em casa para evitar aglomerações de pessoas.

Por esse motivo, a Febraban (federação Brasileira dos Banco) está orientando clientes de bancos a usarem o aplicativo do celular ou a internet para realizar transações, pagamentos e consultas bancárias.

Leia também: Conheça os cuidados de higiene para trabalhar de casa

A medida tem como objetio evitar que as pessoas tenham que ir até agências bancárias ou caixas eletrônicos e corram o risco de se contaminar com o novo vírus.

Segundo a Febraban, os bancos reforçaram as medidas de higienização de pessoal e de instalações para proteger quem não puder usar as ferramentas digitais.

"O setor entende que se trata de um choque profundo, mas de natureza transitória e que, com a colaboração de todos, o país será capaz de enfrentar esse problema e reduzir seus efeitos negativos sobre a população", publicou a Febraban.

A Febraban disponibiliza em sua página oficial dicas de segurança para se proteger contra a ação de cibercriminosos.

Nunca abrir e-mails de origem ou de procedência duvidosa, mesmo que venham com o remetente do seu banco, é uma das orientações aos clientes. "Os bancos, de maneira geral, não enviam e-mails não solicitados com anexos para serem instalados ou links para serem abertos", diz a Febraban em seu site.

Por medida de segurança, somente aplicativos disponibilizados na Google Play, plataforma de apps para celulares com sistema operacional Android, e na App Store, que disponibiliza aplicações para iPhones e iPads, devem ser baixados no celular.

Veja também:

Veja as tecnologias usadas para combater a pandemia de coronavírus