Tecnologia

Ajuste no Windows 10 evita exclusão de arquivos na pasta Downloads

Ajuste no Windows 10 evita exclusão de arquivos na pasta Downloads

A Microsoft está fazendo uma mudança no Windows 10 que irá evitar que os usuários excluam acidentalmente arquivos na pasta de Downloads.

O sistema tem um utilitário chamado “Sensor de Armazenamento” (Storage Sense, em inglês) que analisa o disco e exclui arquivos temporários para liberar espaço quando necessário. Uma das opções no utilitário permite tratar os arquivos da pasta Downloads como temporários, e excluí-los periodicamente.

Entretanto, um problema surgiu com os usuários que tem a pasta Downloads sincronizada com um sistema de armazenamento na nuvem, como o Dropbox, OneDrive ou Google Drive, entre outros. Neste caso, arquivos excluídos na pasta também são excluídos do servidor. O que significa que o usuário fica sem o arquivo original (na pasta) e sem um backup na nuvem.

Respondendo ao feedback dos usuários, a Microsoft mudou o comportamento do Sensor de Armazenamento a partir da versão 19640 do Windows 10.

“Com base no feedback que recebemos, se sua pasta Downloads estiver sincronizada com um serviço de armazenamento na nuvem desativamos a opção de configurar o Sensor de Armazenamento para que limpe a pasta periodicamente”.

É uma mudança pequena, mas que pode ajudar a evitar a exclusão acidental de arquivos que o usuário deseje manter. A versão 19640 do Windows 10 já está disponível para os “insiders”, usuários que ajudam a testar novos recursos do sistema operacional antes que estejam disponíveis para o grande público.

Fonte: Bleeping Computer