Política

Vereadora faz alerta após visita a abrigo de venezuelanos em Teresina

Vereadora faz alerta após visita a abrigo de venezuelanos em Teresina

A situação dos venezuelanos abrigados em Teresina foi assunto do pronunciamento da vereadora Cida Santiago (PSD), na Tribuna da Câmara Municipal de Teresina, nesta quarta-feira (19).

Os venezuelanos chegaram a Teresina no dia 13 de maio do ano passado e estão refugiados devido à crise econômica e política na Venezuela. O número deles na capital é de 187, divididos em dois abrigos, que ficam localizados nos Bairros Buenos Aires e Poty Velho.

Durante o pronunciamento, a vereadora Cida fez a exposição de fotos e vídeos de uma visita em que fez aos abrigos na terça-feira (18), para fiscalizar a condição em que vivem os abrigados e segundo ela os locais precisam de mais atenção do poder público municipal.

“Segundo os venezuelanos, faltam itens de higiene básica, sacos de lixo, reformas nos banheiros, contêiner, limpeza do terreno, pois por conta do mato aparecem muitas cobras, acúmulo de lixo, itens alimentícios, dentre outras necessidades”, relatou a vereadora.

A parlamentar destacou que irá atrás de soluções para melhorias, também vai querer saber qual será a finalidade de recursos que serão enviados pelo Governo Federal e ainda reclamou da forma que foi escolhida a instituição para gerir os recursos, pois de acordo com informação repassada por ela nem licitação houve, apenas escolheram a Fundação Cajuína e tiram assim as instituições que já ajudam desde o início, entre elas a Cáritas e o Projeto MP3.

“Precisamos buscar solução para a melhoria do acolhimento humanitário, saúde básica, proteção e melhorias para os abrigos. Sabemos que, chegará o valor de R$ 840,000,00 reais de 6 em 6 meses através de liberação Federal. Que o uso do recurso sirva realmente para a melhoria da qualidade de vida deles na capital. Vamos fiscalizar de perto como o dinheiro será utilizado”, finalizou Cida.

Fonte:AsCom