Política

Tony Ambientalista denuncia problemas de locomoção de pessoas com deficiência na cidade de Campina Grande

Tony Ambientalista denuncia problemas de locomoção de pessoas com deficiência na cidade de Campina Grande

O Biólogo Antônio Lopes Gaião, militante social,(TONY AMBIENTALISTA ), preocupado com problemas de locomoção que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia na cidade de Campina Grande, formalizará denúncia no ministério público federal na próxima quarta-feira(26), pedindo as autoridades competentes que sejam tomadas as medidas cabíveis em prol desses cidadãos amenizando assim qualquer tipo de transtorno e dificuldades enfrentados por eles ao longo dos anos.

“Denunciamos a situação pela qual passam as pessoas com deficiências na cidade Campina, envolvendo principalmente os transportes coletivos, que deveriam ter as rampas funcionando para que os cadeirantes pudessem ter acesso, o que não normalmente não acontece em Campina, portanto o direito constitucional de ir e vir está completamente violado em nossa cidade .

Também denunciamos a situação dos idosos que ficam nas paradas dos ônibus e que muitas vezes não tem seu pedido de parada atendido.

Outro absurdo é o abuso com relação à dignidade humana ,também previsto na Constituição Federal ,quando as pessoas que usam muletas,são obrigadas a passar pela catraca, o que é extremamente humilhante e dificultoso, pois os motoristas não abrem a porta do meio, pela qual pessoas com deficiência tem o direito de entrar.

Mas não é só,a frota dos transportes coletivos é flagrantemente diminuída nos finais de semana, como se os cidadãos só pudessem ir e vir para o trabalho, sem direito ao lazer.Penso que tais condutas precisam ser denunciadas inclusive ao Ministério Público Federal por ferirem frontalmente a Constituição brasileira, no que diz respeito aos direitos e garantias individuais, direito de ir e vir, afronta a dignidade humana, a acessibilidade dos deficientes e as péssimas condições dos transportes coletivos, além de descumprirem também a Lei Federal que cuida dos direitos da pessoa com deficiência, n.13.146 de 6 de Julho 2015. Denunciamos ainda a falta acessibilidade para com pessoas com qualquer tipo de deficiência, inclusive de locomoção, os quais enfrentam a situação das calçadas em Campina Grande, esburacadas e que causam riscos as pessoas sem segurança, além da ausência das rampas e da sinalização nas calçadas para deficientes visuais. Portanto, vamos denunciar ao Ministério Público com fundamento na Lei Federal mencionada, e o art.6 da Constituição Federal que diz textualmente:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Portanto, vamos continuar defendo todos as pessoas com deficiência e a garantia dos seus direitos.” Concluiu Tony

Perfil

Tony Ambientalista nasceu na cidade de Campina Grande, é biólogo, especialista em desenvolvimento e meio ambiente, mestre em ensino na saúde e aluno especial do doutorado em recursos naturais.

Política

Concorreu às eleições em Campina em 2012 e 2016 e é pré-candidato a vereador nas próximas eleições. Atualmente Tony faz parte do Democratas, milita na área do meio ambiente lutando pelas questões referentes a zona rural como fornecimento de água aqueles que mais precisam, bem como a favor das pessoas portadoras de deficiência, questões da saúde e dos vulneráveis de um modo geral.