Política

Reunião entre Bolsonaro e governadores é oportunidade de pacificação, diz Guedes

Reunião entre Bolsonaro e governadores é oportunidade de pacificação, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na manhã desta quinta-feira (21) que a reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores é a oportunidade de pacificar as relações de cooperação. A conversa será por videoconferência e está prevista para às 10h.

“Estamos em um momento delicado do país”, disse ele ao blog. “Vamos ver hoje do que somos feitos”, completou. Guedes tem a expectativa de nesta quinta definir os vetos ao projeto de socorro aos Estados e municípios, aprovado em 6 de maio pelo Congresso, e que ainda não foi sancionado.

Segundo o ministro, é essencial que governadores se unam ao Executivo para garantir que irão ajudar a manter os vetos que barram reajustes salariais a categorias do funcionalismo público nas três esferas.

Inicialmente, o governo propôs o congelamento dos salários de servidores como contrapartida à ajuda de R$ 60 bilhões para o combate à pandemia do coronavírus. Porém, na tramitação no Congresso, os parlamentares aprovaram a liberação ao reajuste para determinadas categorias.

No dia seguinte à aprovação do texto pelo Senado federal, Bolsonaro afirmou que, por sugestão de Guedes, iria vetar a permissão de reajustes salariais ao funcionalismo.