Política

Governadora em exercício Lígia Feliciano visita Porto de Cabedelo e Pólo Cabo Branco

Governadora em exercício Lígia Feliciano visita Porto de Cabedelo e Pólo Cabo Branco

A governadora em exercício, Lígia Feliciano, realizou, neste sábado (16), uma visita técnica ao Porto de Cabedelo, ocasião em que discutiu investimentos e melhorias para o equipamento. Logo em seguida, Lígia Feliciano também visitou o local onde será construído o estaleiro de Lucena, com capacidade para gerar seis mil empregos.

Durante a visita, ela destacou os investimentos do Governo do Estado na ampliação do Porto de Cabedelo. “É uma visita em que verificamos as melhorias que já foram realizadas e também as que precisam ser feitas neste equipamento tão importante para a economia do estado”, observou Lígia Feliciano, ao recordar a comitiva liderada por ela, que viajou à China em busca de investimentos.

Apto a operações simultâneas, a estimativa é que o Porto de Cabedelo movimente 100 mil toneladas no mês de novembro. Oito navios já estão programados para o período, sendo sete vindos de países como Canadá, Rússia e Estados Unidos.

Na ocasião, a presidente da Companhia Docas Paraíba, Gilmara Temóteo, agradeceu a visita da governadora em exercício. “Recebemos com muita alegria a visita da governadora Lígia Feliciano, neste momento tão importante para o Porto, em que vimos in loco o que já foi feito no Porto de Cabedelo e também o que planejamos fazer, trazendo cada vez mais investimentos para o estado da Paraíba”, comentou.

Visita ao navio

Na ocasião, Lígia Feliciano ainda conheceu o navio da Marinha do Brasil, Fragata Liberal, que está na Paraíba fazendo o monitoramento do óleo que atinge o litoral nordestino.

O capitão de Fragata, Adriano Pires, agradeceu a visita da governadora em exercício ao navio. “É uma excelente oportunidade para a Marinha do Brasil apresentar às autoridades locais a nossa capacidade e as nossas ações nesta importante operação”, afirmou, destacando não ter encontrado manchas de óleo, até o momento, em águas paraibanas.

Estaleiro de Lucena – Tido como um dos equipamentos que vai mudar a realidade de cidades como Lucena e Cabedelo, o estaleiro terá capacidade de gerar seis mil empregos.

Durante a visita ao local onde será instalado o equipamento, a governadora em exercício ressaltou os avanços que o Governo do Estado tem obtido em diálogos com a iniciativa privada. “Um estaleiro de navio mexe com toda uma cadeia produtiva, e o nosso grande objetivo é a geração de novos empregos, a instalação de novas empresas. Estamos todos empenhados para tornar viável este estaleiro”, destacou Lígia Feliciano.

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, também ressaltou a importância econômica do estaleiro para a região de Lucena. “Lucena é uma cidade de 13 mil habitantes que irá receber seis mil novos empregos, transformando a realidade da região”, comentou.

O prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro, agradeceu as ações do Governo do Estado para a construção do estaleiro no município. “O estaleiro vai impulsionar o desenvolvimento de nosso município, proporcionando oportunidade para o povo de Lucena”, acrescentou.

Além do deputado federal Damião Feliciano, participaram da visita às futuras instalações do estaleiro de Lucena a vice-prefeita do município, Andreia Costa, entre outras lideranças.

Pólo Turístico

Lígia também visitou neste sábado o local onde será instalado com o Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa – considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste. Ao lado do Centro de Convenções da Capital e do Teatro Pedra do Reino, a instalação dos resorts vai consolidar o turismo no Estado, gerando ocupação e renda.

Na ocasião, a governadora em exercício ressaltou que a construção do Polo Turístico Cabo Branco será um grande salto no desenvolvimento do Estado. “A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), e o próprio governador João Azevêdo, já promoveram vários diálogos com empresários em São Paulo e a Câmara de Comércio da Espanha, um trabalho grande para atrair essas empresas. Esperamos que tudo isso se concretize em negócios o mais rápido possível”, acrescentou.

Já o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Gustavo Feliciano, explicou o processo de instalação do Polo Turístico Cabo Branco. “Já lançamos o edital para cinco lotes de resorts, para que seja um projeto planejável, sustentável, sendo quatro à beira-mar e mais um em frente ao Centro de Convenções para que atenda uma área especifica de hotel corporativo. Ao todo, são 19 lotes de áreas de resorts”, explicou.

Participaram ainda da visita da governadora em exercício ao Polo Turístico Cabo Branco a presidente da Companhia Docas Paraíba, Gilmara Temóteo, entre outros auxiliares do Governo do Estado, além do deputado federal Damião Feliciano.

O projeto 

O Polo Turístico Cabo Branco possuirá uma área total de 654 hectares, e está inserido no Parque das Trilhas, a maior reserva ambiental da Paraíba.

Considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste, contará com hotéis, setores de eventos, animação turística, comércio e serviços. A estimativa é que a construção do Polo Turístico Cabo Branco gere em torno de seis mil empregos.