Política

Candidato do PSDB ao Planalto | UOL, Folha e SBT entrevistam Geraldo Alckmin nesta terça-feira

Candidato do PSDB ao Planalto | UOL, Folha e SBT entrevistam Geraldo Alckmin nesta terça-feira

O UOL, em parceria com a Folha e o SBT, realiza nesta terça-feira (11) uma sabatina com o candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin. A entrevista começa às 10h (horário de Brasília), nos estúdios do UOL, em São Paulo, e será transmitida ao vivo pelos sites dos três veículos.

Geraldo Alckmin é médico, passou pelos cargos de vereador e deputado federal e foi governador do Estado de São Paulo por três mandatos (2001 - 2006, 2010 - 2014 e 2014 - 2018). É a segunda vez que ele se candidata à Presidência da República.

Na última pesquisa Ibope, divulgada na quarta-feira (5), o tucano aparece com 9% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PSL) lidera o levantamento com 22%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Os presidenciáveis serão entrevistados por jornalistas dos três veículos. Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL) e Alvaro Dias (Podemos) já foram sabatinados.

A ordem das entrevistas foi definida por sorteio:

  • 11/9 – Geraldo Alckmin (PSDB)
  • 12/9 – Cabo Daciolo (Patriota)
  • 13/9 – Henrique Meirelles (MDB)
  • 14/9 – Jair Bolsonaro (PSL)

Foram convidados os candidatos dos partidos com representatividade no Congresso (com ao menos cinco parlamentares), conforme determina a legislação eleitoral.

Como o PT não indicou o substituto na corrida eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a sabatina com o presidenciável petista, que estava agendada para 5 de setembro, não aconteceu.

Vítima de um ataque a faca na última quinta (6), Jair Bolsonaro, que foi submetido a uma cirurgia e está internado, também não deve participar.

Debates

UOL, Folha e SBT também realizarão um debate entre os candidatos no dia 26 de setembro e, em um eventual segundo turno, no dia 17 de outubro.

Dividido em três blocos, o debate terá transmissão ao vivo pela TV aberta e nos sites do UOL e da Folha. Três jornalistas de cada veículo, assim como nas sabatinas, entrevistarão os candidatos.