País

Prefeitura de SP aprova antecipação de dois feriados para amanhã e quinta

Prefeitura de SP aprova antecipação de dois feriados para amanhã e quinta

Nesta terça (19), o prefeito Bruno Covas aprovou a lei que determina a antecipação de dois feriados para amanhã (20) e quinta-feira (21). Nesses dias, inserem os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro). Na sexta-feira (21), segundo o decreto da prefeitura, será ponto facultativo.

Entre 20 e 24 de maio, os paulistanos terão feriadão com pelo menos cinco dias. O período pode ganhar ainda mais um dia - a segunda (25) - caso o governo estadual antecipe mais uma data.

Em uma coletiva de imprensa antes da aprovação do projeto pela Câmara de SP, Covas disse que o objetivo do 'feriadão' é intensificar o isolamento social. "Teríamos aí um período de quarta, quinta, sexta, sábado e domingo onde a gente poderia atingir os índices que nós atingimos no dia de ontem, domingo, quando nós tivemos 56% de isolamento social aqui na cidade", afirmou Bruno Covas.

Em desenvolvimento...

ReproduçãoSão Paulo é a cidade do país com mais casos registrados e mortos por Covid-19. Foto: Rahel Patrasso

E no estado?

Na segunda (18), o governador Doria também anunciou um PL para antecipar o feriado estadual de 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda-feira (25).

Já mencionada por Covas no fim de semana como estratégia para aumentar o isolamento social, a antecipação de feriados é uma tentiva de melhorar essa taxa antes de ser cogitado um possível lockdown (fechamento total), que ainda é avaliado por Doria. O PL, encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pelo governo estadual, espera ser votado em sessão na quinta-feira (21), segundo o presidente da Casa, Cauê Macris.

Via: Uol

Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil: