País

Polícia da Espanha apreende maior carregamento de maconha no país

Polícia da Espanha apreende maior carregamento de maconha no país

Carga total apreendida é de 2,7 toneladas. Operação que terminou com a detenção de 25 pessoas em várias localidades, inclusive brasileiros

Carregamento de maconha na Espanha

  • EFE
    • por
      Do R7

A Guarda Civil espanhola anunciou nesta sexta-feira (11) a apreensão da , com um total de 2,7 toneladas, em uma operação que terminou com a detenção de 25 pessoas em vários pontos do território, entre elas brasileiros.

Na operação, que aconteceu na região da Catalunha (nordeste), os agentes também desmantelaram duas plantações de maconha.

Além disso, foram interceptados caminhões munidos com drogas camufladas em objetos esportivos e decorativos, feno, recipientes de vinho e cerveja e entre verduras e hortaliças, carregamentos que tinham como destino Reino Unido e Holanda, detalhou a Guarda Civil em comunicado.

Os máximos responsáveis da organização eram britânicos e holandeses, e os outros integrantes são cidadãos da Espanha, Brasil, Romênia, Moldávia e Lituânia.

A organização utilizava uma rede de empresas fictícias para dar aparência legal à atividade e estima-se que pode lucrado cerca de 30 milhões de euros.

A investigação começou em abril deste ano após a apreensão de 400 quilos de maconha e 20 quilos de haxixe camuflados em um caminhão de verduras e hortaliças quando tentava sair da Espanha com destino à Holanda.

Na ocasião, foi descoberta uma organização dedicada ao cultivo, preparação e distribuição de maconha e haxixe com várias células ativas, cuja atividade localizava-se em diferentes pontos da Catalunha e do País Basco (norte).

Os agentes realizaram 17 batidas em domicílios e indústrias nos quais encontraram 160 mil euros em dinheiro - 75 mil deles enterrados no chão de uma garagem de um dos líderes da organização -, além de artigos relacionados com a preparação da droga para a venda e uma arma de fogo.

Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe