País

Jornalismo | Reação a denúncia de racismo derruba diretor da Record no DF

Jornalismo | Reação a denúncia de racismo derruba diretor da Record no DF

A Record demitiu nesta quarta-feira (11) João Beltrão, que ocupava o cargo de diretor de Jornalismo em Brasília. A emissora entendeu que ele tentou proteger e manter empregadas as quatro jornalistas demitidas no início da semana após serem acusadas de cometer atos racistas contra colegas de trabalho.

As quatro jornalistas mantinham um grupo no WhatsApp, chamado de "Resistência", que era usado para tecer comentários maldosos a respeito dos funcionários negros da emissora.

O grupo de mensagens foi interceptado e o conteúdo chocou à Redação de Brasília. As jornalistas chegaram a comparar os lábios de um colega a um ânus, além de se referirem a ele como "macaco" e "Patolino", pato negro que é personagem do universo da Looney Tunes.

O Notícias da TV apurou que Beltrão foi contra a demissão das jornalistas e tentou protegê-las. Antonio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo da emissora, não aceitou seus argumentos e decidiu desligar o diretor, que trabalhou na Record durante 14 anos.

Em e-mail enviado à Redação nesta quarta, Guerreiro anunciou Domingos Fraga, diretor do portal de notícias da Record, como o novo chefe da sucursal de Brasília.

Procurada, a Record não se manifestará sobre a demissão de João Beltrão. A emissora apenas confirmou a ida de Domingos Fraga para Brasília (abaixo) em um comunicado sobre a unificação das redações de televisão e internet da emissora. João Beltrão também disse que não tem nada a declarar.

Confira o comunicado da Record:

"A Record TV anuncia que, a partir desta quarta-feira (11/3), as redações de jornalismo da televisão, da internet e do portal R7 terão comando único, que será assumido por Thiago Contreira, diretor de Conteúdo do Jornalismo.

O vice-presidente de Jornalismo da Record TV, Antonio Guerreiro, diz que esta é uma forma natural para desenvolver a produção jornalística. 'O jornalismo da Record TV tem vocação multiplataforma. A unificação das redações é um caminho natural na evolução da integração de conteúdo e visa a ampliação do alcance do trabalho de nossos jornalistas nos mais diversos meios reforçando a credibilidade que é a marca de nosso jornalismo', explica ele.

Domingos Fraga, que estava na direção do portal R7, é o novo diretor de jornalismo de Brasília".

© 2020 Notícias da TV | Proibida a reprodução

Tudo sobre

Antonio Guerreiro Record