País

Gustavo Montezano é o novo presidente do BNDES

Gustavo Montezano é o novo presidente do BNDES

F

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Gustavo Montezano, de 37 anos, como novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  (BNDES). Ele assumirá a vaga de Joaquim Levy, que pediu demissão do cargo no domingo (16), após sofrer críticas do presidente Jair Bolsonaro.

Montezano era secretário especial adjunto, do Ministério da Economia. Ele é engenheiro formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e é mestre em Economia pela Faculdade de Economia e Finanças (IBMEC-RJ).

Ele foi sócio do banco BTG, onde comandou a área de commodities, em Londres. Demissão de Levy

Joaquim Levy pediu demissão do cargo de presidente do BNDES na manhã deste domingo(16) um dia após ter sido alvo de críticas do presidente da República. No sábado, Bolsonaro disse que Levy estava “com a cabeça a prêmio há algum tempo”, afirmou o presidente em frente ao Palácio da Alvorada, pouco antes de embarcar para um evento no Rio Grande do Sul.

O motivo do descontentamento, afirmou Bolsonaro, foi a nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor de Mercado de Capitais do BNDES, responsável pelos investimentos do BNDESPar, braço de participações acionárias do banco de fomento, que administra carteira superior a R$ 100 bilhões.

O presidente pediu que Levy demitisse o diretor. Para Bolsonaro, o nome deste não era de confiança, e “gente suspeita” não poderia ocupar cargo em seu governo. Ainda na noite de sábado (15), Barbosa Pinto entregou a carta de renúncia ao cargo. Ele foi chefe de gabinete de Demian Fiocca na presidência do BNDES durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba