País

Ataque contra veículo policial deixa 10 mortos no Afeganistão

Ataque contra veículo policial deixa 10 mortos no Afeganistão

Homem detonou colete de explosivos durante a passagem de caminhonete das forças de segurança perto de posto de controle em Jalalabad

Ataque suicida contra veículo policial deixa 10 mortos no Afeganistão

Da EFE

Pelo menos 10 pessoas morreram, metade delas civis, e outras 12 ficaram feridas nesta quinta-feira (13) em um  na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, informou uma fonte oficial à agência EFE.

Um insurgente suicida detonou seu colete de explosivos por volta de 16h15 (horário local, 8h45 de Brasília) durante a passagem de uma caminhonete das forças de segurança perto de um posto de controle na conflituosa cidade de Jalalabad, capital regional, segundo indicou o porta-voz do governador de Nangarhar, Attaullah Khogyanai.

A explosão matou cinco civis, quatro policiais e o insurgente, além de ter causado ferimentos em 12 pessoas, na sua maioria civis que já foram transferidos ao hospital provincial, três deles em "estado crítico".

Nenhum grupo reivindicou por enquanto a autoria da ação em Nangarhar, reduto do grupo jihadista Daesh desde seu surgimento em 2015 no Afeganistão.

O grupo terrorista expandiu sua presença no território afegão após a recente queda de seu "califado" na Síria e no Iraque, de acordo com analistas.

Os talibãs também estão ativos nesta província fronteiriça com o Paquistão, mas nos últimos dois anos o Daesh reivindicou a maioria das ações terroristas na região.