Mundo

Trump enviará militares ao Oriente Médio devido à tensão com Irã

Trump enviará militares ao Oriente Médio devido à tensão com Irã

Os EUA já colocaram milhares de soldados do Comando Central das Forças Armadas (CentCom) na Síria, no Iraque e no Afeganistão

Da EFE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (24) que decidiu enviar 1,5 mil militares ao Oriente Médio como medida "de proteção" para as forças americanas posicionadas na região, devido à .

"Vamos enviar um número de tropas relativamente pequenas de gente com muito talento ao Oriente Médio", disse Trump aos jornalistas antes de decolar rumo ao Japão.

O presidente americano acrescentou que a tropa será posicionada será "sobretudo com fins de proteção", detalhando que serão "cerca de 1,5 mil homens".

"As coisas vão bem no Oriente Médio (...). Não acredito que o Irã queira lutar, e não acredito que queiram lutar conosco, mas não podem ter armas nucleares", acrescentou Trump.

Ele aprovou o envio de novas tropas depois de se reunir na quinta-feira (23) na Casa Branca com sua equipe de segurança nacional, incluindo o secretário de Defesa interino, Patrick Shanahan, que reconheceu publicamente antes do encontro que o Pentágono planejava desdobrar mais soldados na região.

Alguns meios de imprensa locais asseguraram que os números trabalhados pelo Departamento de Defesa oscilariam entre 5 mil e 10 mil soldados, mas Shanahan negou categoricamente esses números.

Os EUA já colocaram milhares de soldados do Comando Central das Forças Armadas (CentCom) na Síria, no Iraque e no Afeganistão, e Trump não disse quais países acolherão as novas tropas.