Mundo

Tempestades de areia e granizo atingem partes da Austrália

Tempestades de areia e granizo atingem partes da Austrália

Uma tempestade de areia cobriu Dubbo e Parkes, no sudeste da Austrália. Moradores da região dizem que a tempestade de domingo foi a segunda desde sexta-feira. O fenômeno só é possível pelo clima extremamente seco do país.

Vídeos e fotos postados nas redes sociais mostram o tamanho da tempestade, que cobriu a cidade de Dubbo e a deixou coberta de poeira vermelha depois.

Segundo o Departamento de Meteorologia da Austrália, as rajadas de vendo chegaram a 107 km/h em Dubbo e 94 km/h em Parkes.

Além da poeira, a Austrália também enfrenta chuvas fortes e granizo do tamanho de bolas de tênis, como relatam alguns moradores. Em Victoria, cerca de 1500 pessoas ligaram para as autoridades pedindo ajuda, e dessas, mais de mil ligações eram sobre danos causados nas casas.

Em Canberra, capital do país, moradores registraram pedras de granizo do tamanho de “bolas de tênis”. As pedras causaram danos em carros e casas e dois turistas foram levados ao hospital depois de serem atingidos por um raio.

Em Queensland, pelo menos 20 mil casas e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia elétrica e duas linhas de trem ficaram desligadas no horário de pico.

Apesar das tempestades, as chuvas ainda não foram o suficiente para apagar os incêndios florestais que assolam o país desde agosto de 2019 e já queimou cerca de 10 milhões de hectares, deixando 29 pessoas e mais de um bilhão de animais mortos.