Mundo

Suspeito é detido | Ataque a faca em parque inglês deixa 3 mortos

Suspeito é detido | Ataque a faca em parque inglês deixa 3 mortos

Um ataque a faca no Forbury Gardens, parque de Reading, na Inglaterra, deixou ao menos três pessoas mortas e duas feridas, segundo o jornal "The Telegraph". O departamento policial de Thames Valley divulgou que um suspeito foi detido no local e está sob custódia da polícia. A região foi evacuada e os agentes pedem que a população evite circular pela área.

Relatos de veículos de comunicação britânicos citam fontes policiais que afirmam que o caso está sendo tratado como um "ato terrorista".

De acordo com o "Telegraph", as três vítimas fatais foram declaradas mortas ainda no local. As outras duas pessoas teriam sido encaminhadas ao RoyalBerkshire Hospital e submetidas a processos de emergência.

Em nota oficial, a polícia diz ter recebido o alerta de um incidente no local por volta das 19 horas de lá (15h no horário de Brasília). O comunicado afirma haver grande número de feridos, embora não especifique quantos. Não há menção sobre mortes na nota. Os jornais e agências de notícias do Reino Unido, no entanto, falam em ao menos três óbitos e duas pessoas feridas.

Reading - Adrian Dennis/AFP - Adrian Dennis/AFP
Policiais vigiam área isolada perto do parque Forbury Gardens, em Reading, na Inglaterra, após um ataque a faca
Imagem: Adrian Dennis/AFP

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, divulgou uma mensagem no Twitter sobre o caso: "Profundamente preocupada com os relatos de um incidente em Reading. Meus pensamentos estão com todos os envolvidos, incluindo policiais e serviços de emergência que estão no local".

A BBC britânica divulgou que, mais cedo no local, ocorria uma manifestação antirracista "Black Lives Matter". Em recado divulgado no Facebook, uma das organizadoras do ato, Nieema Hassan, afirmou ter se tratado de um protesto pacífico e que já havia chegado ao fim quando os ataques iniciaram.

Confira, na íntegra, a nota do distrito policial de Thames Valley:

"Thames Valley Police prendeu um homem após o ataque a faca que ocorreu em Reading hoje.

Agentes, assim como serviços de emergência, foram acionados até o parque de Forbury Gardens, Reading, por volta das 19h após denúncias de um esfaqueamento que teria ocorrido no local.

Os agentes policiais prenderam um homem no local. Agora ele está sob custódia da polícia.

Uma quantidade de pessoas foi ferida e encaminhada a hospitais para tratamento.

Há um cordão de isolamento da polícia no Forbury Gardens e pedimos que a população evite a área enquanto os agentes estão vasculhando o local dos crimes.

Também pedimos ao público que não compartilhe imagens ou vídeos do incidente nas redes sociais. Ao invés disso, pedimos que os encaminhem à polícia."