Mundo

Reino Unido confirma nova fase da reabertura a partir de 2ª

Reino Unido confirma nova fase da reabertura a partir de 2ª

A evolução dos números da pandemia do novo coronavírus no Reino Unido levou o governo do país a confirmar, nesta quinta-feira (28), que os planos para uma nova fase do relaxamento das medidas de restrição continuam mantidos para a próxima segunda-feira. A informação foi dada em coletiva pelo primeiro-ministro Boris Johnson.

Segundo ele, 11% dos leitos hospitalares que possuem respiradores artificiais estão ocupados por pacientes de covid-19, contra 41% registrado em 10 de abril. Com isso, o governo considera que o sistema de saúde está preparado.

Johnson explicou que especialistas entendem que estão sendo cumpridas as condições para seguir adiante com o relaxamento de medidas, que inclui reabrir na segunda-feira algumas escolas e eliminar algumas normas de distanciamento.

Nesta segunda-feira, voltarão a funcionar creches, pré-escola e três séries do ensino fundamental. Em 15 de junho, a expectativa é do retorno das escolas do ensino médio.

Na semana que vem, além disso, poderão ser reabertos pequenos estabelecimentos comerciais que funcionam à beira da rua, lojas de automóveis em que o mostruário fica ao ar livre. Serão permitidas reuniões de até seis pessoas em parques e jardins.

Números no Reino Unido

O Reino Unido registrou nesta quinta-feira 377 mortes em decorrência da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, o que eleva o total no país para 37.837 desde o início da pandemia.

De acordo com os dados apresentados pelo primeiro-ministro Boris Johnson, hoje foram acrescentados aos números oficias 1.887 novos casos de infecção.

Nesta semana, a média de contágios é de 2.312, contra 5.066 da primeira semana de maio, números que Johnson considerou adequados, assim como a taxa de infecção, chamada de R0, que segundo o premiê está em queda.