Mundo

May fará "nova e ousada oferta" ao Parlamento britânico sobre Brexit

May fará

Primeira-ministra britânica disse que apresentará aos parlamentares um pacote melhorado de medidas" numa tentativa de conseguir um acordo

Teresa May fará "nova e ousada oferta" ao Parlamento britânico sobre Brexit

  • Reuters
    • por

      A primeira-ministra britânica, , disse que apresentará "uma oferta nova e ousada" aos parlamentares com "um pacote melhorado de medidas", numa tentativa final de conseguir o acordo para o antes de deixar o cargo.

      Depois de fracassar três vezes em conseguir a aprovação do Parlamento para o acordo, o governo vai agora levar o projeto de lei do Acordo de Retirada --legislação que irá aprovar o acordo-- ao Parlamento para votação no início de junho.

      "Seja qual for o resultado de qualquer voto (indicativo), não vou simplesmente pedir aos parlamentares para pensarem novamente. Em vez disso, vou pedir-lhes para olhar para um novo e melhorado acordo com um novo par de olhos --e dar a ele seu apoio", escreveu May no Sunday Times.

      A data da votação e o conteúdo do texto que os membros do Parlamento serão convidados a considerar --incluindo se terão oportunidade de indicar quais termos podem garantir a maioria antes que a votação seja obrigatória-- ainda não foram levadas a público.

      As conversas sobre o Brexit entre os conservadores de May e o Partido Trabalhista, da oposição, entraram em colapso na sexta-feira, horas depois de a premiê, que fechou o acordo com a União Europeia (UE) no ano passado, concordar em estabelecer no início de junho um cronograma para sua partida.

      O vencedor de uma corrida para sucedê-la se tornará automaticamente primeiro-ministro e assumirá o controle do processo do Brexit, que mergulhou o Reino Unido em sua pior crise política desde a Segunda Guerra Mundial.

      Enfrentando sua última chance de promover a saída do bloco, que definiu seu tempo no cargo desde o referendo de 2016, May disse que o ponto comum com os trabalhistas foi encontrado nos direitos e proteções dos trabalhadores, no meio ambiente e na segurança.

      "Quando o Projeto de Acordo de Retirada estiver sob análise do Parlamento, ele representará uma oferta nova e ousada para os parlamentares da Câmara dos Comuns, com um pacote melhorado de medidas que, acredito, podem ganhar novo apoio", disse ela.

      Copyright © Thomson Reuters.