Mundo

Máquina está a 15m da meta para resgatar menino que caiu em poço

Máquina está a 15m da meta para resgatar menino que caiu em poço

Engenheiro responsável pelas operações na Espanha, Ángel García Vidal disse que espera terminar perfurações até a noite deste domingo (20)

poço espanha

Giovanna Orlando, do R7
  • As , de 2 anos de idade, chegaram aos 45 metros dos 60 de profundidade traçados no planejamento inicial, informou neste domingo (20) o coordenador da operação de resgate, Ángel García Vidal, às 19h30 em horário local (16h30 no Brasil).

    Segundo o diário espanhol El País, a expectativa é que os operários terminem a escavação com a máquina ainda hoje — trata-se de um poço paralelo ao que o menino Julen caiu.

    Porém, depois, será necessário escavar com as mãos uma galeria horizontal para chegar até onde se acredita estar o garoto.

    De acordo com o engenheiro que coordena o resgate, a previsão é de que, nas próximas 24 horas, os operários cheguem até o garoto — as equipes de resgate .

    O pequeno , durante passeio com a família na cidade de Totalán, em Málaga, na Espanha.

    O engenheiro conta que as operações estão seguindo em velocidade dentro do esperado,apesar de terem desacelerado depois de encontrarem uma rocha de ardósia nos 18 metros de profundidade. “A unidade geológica em que nos encontramos é complicada. Estamos indo de materiais duros para mais duros e é por isso que, em determinados momentos, a velocidade da perfuração é mais lenta”, explica.

    Assim que a perfuração do poço for concluída, as equipes precisam escavar uma galeria horizontal, na altura em que os engenheiros acreditam estar o menino. Antes, é necessário encamisar a galeria e criar um aterro, obra que pode demorar até 9 horas para ficar pronta, para então acionar as equipes de mineração. “Na minha opinião e a tremenda experiência dessa equipe, espera-se que leve até 24 horas", conta Ángel.