Mundo

Manifestantes derrubam estátua de Colombo em Baltimore

Manifestantes derrubam estátua de Colombo em Baltimore

Um grupo de manifestantes derrubou a estátua de Cristóvão Colombo na noite de sábado (4) em Baltimore, nos Estados Unidos. As informações são da Fox News e de relatos nas redes sociais.

Os manifestantes enrolaram correntes na estátua e puxaram, fazendo com que ela caísse no chão e quebrasse.

Assista:

Segundo a Fox News, alguns veem Colombo, que era italiano, como a personificação da história e herança, enquanto outros enxergam a figura como um conquistador que trouxe morte e opressão para os indígenas ao chega na América em 1492.

Esta não é a primeira estátua de Colombo derrubada nos Estados Unidos. Em 10 de junho, uma estátua na Virgínia foi derrubada e jogada em um lago na cidade de Richmond.

Em 11 de junho, a estátua de Nova York recebeu um esquema de segurança policial após ataques contra monumentos de personagens históricos da época da colonização das Américas.

Durante a comemoração do 4 de julho nos Estados Unidos, Dia da Independência, o presidente do país, Donald Trump, fez um discurso crítico àqueles que derrubam estátuas de personalidades consideradas racistas durante protestos contra a desigualdade racial. O discurso aconteceu antes da derrubada da figura em Baltimore.

Trump classificou os atos contra estátuas como extremismo de esquerda. Ele considera que os manifestantes estão tentando apagar a história. Seu discurso foi realizado no Monte Rushmore, famoso monumento com os rostos de quatro ex-líderes esculpidos em uma montanha.