Mundo

Honeywell lança o computador quântico mais poderoso do mundo

Honeywell lança o computador quântico mais poderoso do mundo

A multinacional americana Honeywell anunciou a criação do que afirma ser "o computador quântico mais avançado do mundo". Com um volume quântico (QV) de 64 unidades, a máquina é duas vezes mais poderosa do que o seu concorrente direto, o IBM Raleigh, que possui QV de 32 unidades.

Tal métrica foi desenvolvida pela própria IBM para calcular a capacidade de processamento de um computador quântico usando fatores como número de qubits, taxa de erros e conectividade dos qubits em um sistema.

Nos últimos cinco anos, a Honeywell reuniu uma equipe de mais de 100 tecnólogos inteiramente dedicados à construção da máquina e, em março, anunciou que ela chegaria dentro de três meses.

“O que torna nossos computadores quânticos tão poderosos é ter qubits da mais alta qualidade, com as menores taxas de erro. É uma combinação do uso de qubits idênticos e totalmente conectados ao controle de precisão”, disse Tony Uttley, presidente da Honeywell Quantum Solutions.

Reprodução

Computador quântico da Honeywell tem volume quântico (QV) de 64 unidades. Foto: Divulgação/Honeywell

Parcerias

No ecossistema quântico, há vários especialistas em algoritmo quântico, especializados em "converter" problemas do mundo real em algoritmos de padrão quântico. Para a sua criação, a Honeywell firmou uma parceria com duas empresas que fazem isso, a Zapata Computing e a Cambridge Quantum Computing.

Outra parceria firmada foi com o Azure Quantum da Microsoft. Desta forma, segundo a Honeywell, ela pode oferecer às organizações acesso ao seu computador quântico diretamente por sua interface e também pelo portal Azure Quantum.

Via: Forbes