Governo dos EUA paralisa atividades mais uma vez
Congresso debate aprovação de orçamento para 2018, mas segundo "shutdown" em menos de um mês já é realidade
- Felipe Gladiador, do R7
- 09/02/2018 - 03h35 (Atualizado em 09/02/2018 - 03h39)
O governo dos EUA iniciou mais uma paralisação de suas atividades à 0h desta sexta-feira (9), cerca de 3h da manhã no horário de Brasília.
O Congresso dos Estados Unidos não conseguiu evitar, nesta quinta-feira (8), que as instituições ligadas ao governo federal parassem mais uma vez. Esta é a segunda vez em menos de um mês que o chamado "shutdown" acontece.
O motivo, como em janeiro, é que o legislativo ainda não aprovou o orçamento relativo a 2018, e vem utilizando orçamentos emergenciais para manter o governo funcionando.
A paralisação começou enquanto o debate ainda acontecia, por isso não há uma data para que a situação seja normalizada.
Uma proposta, apresentada pelo Senado esta semana, foi colocada em votação e determinaria um grande aumento de gastos, de mais de 200 bilhões de dólares, especialmente para o setor de Defesa.
Para muitos democratas da Câmara, no entanto, por não contemplar a proteção a imigrantes ilegais, especialmente os que chegaram aos EUA ainda crianças e faziam parte do programa DACA, a proposta não é satisfatória.
O senador republicano Rand Paul também se manifestou contra a medida, por conta do aumento exorbitante no défict dos EUA.