Mundo

COLOQUE O VOLUME NO MÁXIMO: Para comemorar o Dia Internacional do Rock curta vinte Playlists

COLOQUE O VOLUME NO MÁXIMO: Para comemorar o Dia Internacional do Rock curta vinte Playlists

Do Classic ao Death Metal, passando pelo Indie, Krautrock e outros subgêneros de um dos ritmos musicais mais influentes da história.

Um dos gêneros musicais mais populares e influentes de todos os tempos, o Rock’n’Roll (ou apenas rock) pode não ter mais o status de som que essencialmente definia a rebeldia jovem, mas segue vivo nos corações e mentes de fãs de todas as idades até hoje. Tanto que o ritmo tem seu próprio dia, 13 de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Rock.

A data escolhida para celebrar o rock foi uma homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu em 1985 para levantar fundos contra a fome na África. Os shows, nos estádios de Wembley (em Londres) e JFK (em Nova York), reuniram grandes nomes, como Queen, U2, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, Bob Dylan, Led Zeppelin, entre outros.

Em uma entrevista na época, Phil Collins, um dos artistas que participaram do Live Aid, disse que gostaria que aquele dia fosse considerado o “dia mundial do rock”.

O desejo de Collins foi atendido aqui a partir da década de 1990, quando o rock brasileiro experimentava um período de popularidade. Foi nessa época que duas rádios paulistanas dedicadas ao rock, a 89 FM e a 97 FM, começaram a mencionar a data em sua programação e o Dia Mundial do Rock (que mesmo com esse nome é celebrado só aqui no Brasil) pegou.

O rock teve origem nos Estados Unidos durante o final dos anos 1940 e início da década de 1950. O gênero nasceu de uma mistura de influências do ritmos negros como gospel, blues, jazz e boogie woogie, com a música country, mais ligada às raízes européias do país.

Nos primeiros estilos de rock’n’roll, o piano ou o saxofone era o instrumento principal, mas logo esse papel foi tomado pela guitarra elétrica, que se tornou o símbolo do daquele gênero musical.

Muito além de simplesmente um ritmo, o rock influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem, se espalhando pelo mundo todo e se misturando às mais diversas culturas e milhares de subgêneros.

Por isso, para comemorar o Dia do Rock, selecionamos aqui 20 playlists com o melhor de alguns dos principais estilos de rock desde sua origem até os dias de hoje:

Classic Rock

Indie rock

Heavy metal

Glam Rock

Rock psicodélico

Power pop

Punk

Post-punk

New wave

Garage rock

Grunge

Death metal

Hard core

Shoegaze

Hard rock

Britpop

Rockabilly

Krautrock

Industrial

Riot Grrrl

Coloque o som no volume máximo e aproveite!

Fonte: Huffpost Brasil

Créditos: Huffpost Brasil