Mundo

China revoga licença de jornalistas do 'The Wall Street Journal'

China revoga licença de jornalistas do 'The Wall Street Journal'
Jornal publicou artigo considerado racista

Jornal publicou artigo considerado racista

John Wisniewski via Flickr

O governo da China anunciou nesta quarta-feira (19) que revogará a licença de trabalho no país para três profissionais do jornal americano The Wall Street Journal, devido a publicação de um artigo considerado depreciativo e racista.

Leia mais: EUA e China competem pelo posto de 'maior ameaça mundial'

No último dia 3, o veículo publicou um texto de opinião sobre a resposta das autoridades locais à epidemia do novo coronavírus, que recebeu o título de "China, o verdadeiro doente da Ásia".

A decisão foi tomada depois que o Departamento de Estado dos EUA designou ontem cinco veículos estatais chineses — a agência de notícias Xinhua, a emissora de televisão CGTN, a emissora de rádio China Radio International e os jornais China Daily e Diário do Povo — como missões estrangeiras.

Com isso, passa a ser exigido aos meios de comunicação cumpram as mesmas regras que embaixadas e consulgados, pois são controlados pelo governo.

"Nos reservamos ao direito de tomar medidas como represália", concluiu o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do país, Geng Shuang,.

China chama artigo de jornal de racista

Segundo o porta-voz do ministério, o artigo "provocou grande indignação entre a população chinesa, assim como a condenação generalizada da comunidade internacional".

A expressão "O doente da Ásia" foi utilizada de forma depreciativa no fim do século 19 e princípio do 20, para se referir à China, então castigada por divisões internas e tentativas de colonização das potências ocidentais, que obrigaram a assinatura de uma série de tratados para obter concessões comerciais.

Geng afirmou que o governo chinês "não dá boas-vindas a meios de comunicação que fazem comentários racistas e que atacam maliciosamente a China", por isso, foi apresentado uma queixa formal ao The Wall Street Journal.

Segundo o porta-voz, o governo pediu que o jornal reconhecesse a "gravidade do erro", que se desculpasse publicamente e que investigasse os autores do texto, mas que nenhuma dessas medidas foi adotada, por isso, foi revogada a licença de trabalho.