Mundo

Chefe da ONU diz que é essencial evitar escalada de tensões no Irã

Chefe da ONU diz que é essencial evitar escalada de tensões no Irã

Declaração foi feita em meio a temores de um conflito após a derrubada de um drone norte-americano pelo Irã na semana passada

EUA e Irã

  • Reuters
    • por

      O chefe da ONU (Organização das Nações Unidas), Antonio Guterres, alertou neste domingo (23) que é essencial evitar "qualquer forma de escalada" das tensões no Golfo, em meio a temores de um pelo Irã na semana passada.

      "O mundo não pode permitir um grande confronto no Golfo", disse Guterres, nos bastidores da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em Lisboa . "Todos devem manter nervos de aço."

      Na quinta-feira (19), um míssil iraniano destruiu um drone de vigilância dos EUA, em um incidente que o governo norte-americano disse que aconteceu no espaço aéreo internacional.

      Trump disse mais tarde que ordenou o cancelamento de um ataque militar em retaliação pela ação que poderia ter resultado em 150 mortes.

      Teerã repetiu no sábado que o drone foi abatido sobre seu território e disse que responderia com firmeza a qualquer ameaça dos EUA.

      Os comentários de Guterres vêm um dia depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter dito que imporá novas sanções ao Irã.

      "É absolutamente essencial evitar qualquer forma de escalada", acrescentou Guterres.

      Copyright © Thomson Reuters.