Geral

Truque deu errado | Vídeo mostra últimos momentos de mágico que morreu na Índia

Truque deu errado | Vídeo mostra últimos momentos de mágico que morreu na Índia

No último domingo (16) um mágico indiano morreu ao tentar recriar um famoso truque de Harry Houdini ao se jogar amarrado no rio Hooghly, no estado de Bengal, no Oeste da Índia. Chanchal Lahiri, de 42 anos, que se apresentava com o nome Mandrake afundou nas águas do rio e não voltou mais.

O Fantástico revelou hoje uma imagem inédita do mágico dentro da água, minutos antes de morrer. Na cena é possível perceber que ele tinha liberdade as mãos, mas não foi o suficiente para resistir a forte correnteza.

A reportagem mostrou também por que o mágico não conseguiu recriar o truque de Houdini. Parentes do mágico contaram ao Fantástico que as autoridades do país demoraram muito tempo para liberar as autorizações para a execução da mágica no rio.

Quando a autorização saiu, já era lua cheia e as correntes do rio estavam mais fortes, influenciadas pela mudança das marés no oceano. Há vários registros de afogamentos naquele rio causados pelas correntezas neste período.

Um especialista em mágica observou também que a ação foi feita executada sem equipamentos de segurança e sem o acompanhamento de equipes de resgate.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Relembre o caso

Mandrake foi jogado ao rio de um barco. Ele estava com braços e pernas amarrados por cordas e o corpo enrolado numa corrente. Dezenas de pessoas acompanharam a apresentação da margem, enquanto outras assistiram da ponte Howrah. Mas, para o desespero do público, Lahiri não emergiu das águas.

O corpo do mágico foi encontrado no dia 18 pelos policiais. Antes de fazer a tentativa da mágica, Mandrake teria dito para o público: "Se eu conseguir abrir, será mágico, mas, se não conseguir, será trágico".

BBC
Harry Houdini foi um dos maiores ilusionistas da história. Ele viveu de 1874 a 1925 Imagem: BBC
O corpo de Lahiri ainda estava amarrado às correntes e cordas, e apareceu a cerca de um quilômetro de onde ele tentou o truque. Lahiri também teria dito queria fazer o truque para "reavivar o interesse do público pela mágica".

Esta não foi a primeira vez que o mágico indiano apresentou um truque arriscado debaixo d'água. Ele entrou no rio dentro de uma caixa de vidro há mais de 20 anos, mas, naquela ocasião, conseguiu escapar.

Entre os vários truques perigosos que consagraram o húngaro-americano Harry Houdini como um dos mais famosos mágicos da história, esteve a ocasião, em junho de 1912, em que ele foi colocado em um caixão, com mãos e pés algemados, amarrado e preso a 90 kg de chumbo, e jogado no East River, em Nova York.

Houdini subiu à tona 57 segundos depois. O caixão foi puxado - estava intacto, com as algemas dentro.