Geral

Programa Primeira Chance lança cartilha e divulga empresas selecionadas

Programa Primeira Chance lança cartilha e divulga empresas selecionadas

A Secretaria de Estado da  Educação, Ciência e Tecnologia lançou esta semana a cartilha do Programa Primeira Chance. O objetivo é orientar as empresas, gestão escolar e estudantes sobre o programa. As cartilhas serão destinadas às empresas, Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e Escolas Profissionalizantes Técnicas.

Na cartilha tem a apresentação do Programa Estadual de Inserção no Mercado de Trabalho, objetivo, as vias de entrada dos estudantes e quem pode participar.  Além disso, são apresentadas também as metas para este ano e os editais que serão lançados.

A primeira etapa do programa foi a parceria com as empresas que se inscreveram. Nessa quinta-feira (11), a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) divulgou no Diário Oficial a lista das empresas selecionadas. São 20 empresas dos Setores de Turismo, Hospitalidade e Lazer, vinculadas à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A segunda etapa será a seleção dos estudantes para entrevistas com empresas, realizada pela equipe do Primeira Chance. As entrevistas com empresários vão acontecer nos dias 16 e 17 de julho no Hotel Hardman, no bairro de Manaíra, às 14h. A previsão é que os alunos comecem a estagiar na segunda semana de agosto; cada empresa terá direito a dois estagiários. Os estudantes selecionados pelo programa receberão bolsas estágio de R$ 500,00, e terão uma carga horária de 4 horas por dia, sendo, no máximo, 20 horas semanais.

Os alunos serão acompanhados pelo Programa durante o estágio por meio de mentoria chamada: ‘Linha de Chegada’, em que o professor mentor formará times de estudantes estagiários para se reunir quinzenalmente para uma formação continuada, promovendo atividades de escuta, diálogo e reflexão, além de, desenvolver competências do século XXI: criatividade, colaboração, aprendizado ou ocupação formal, integrando o seu projeto de vida ao mundo do trabalho.

Giovania Lira e Iolanda Cortez são coordenadoras da mentoria e cuidam da parte pedagógica do programa. Elas destacam a importância desse acompanhamento. “O principal diferencial do programa é a presença da mentoria Linha de Chegada que ajuda os alunos a definir e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais durante a sua primeira experiência profissional”, ressaltou Giovania.

Segundo Iolanda, “o Programa Primeira Chance é uma iniciativa pioneira no Estado, quando falamos em articulação entre escola, setor produtivo e projeto de vida do estudante. O protagonismo profissional estudantil é uma das premissas que trabalhamos tanto nas escolas quanto no Programa, a fim de estimularmos jovens cada vez mais autônomos, solidários e competentes”, falou.

Primeira Chance Lançado no mês de abril de 2019, o Primeira Chance é um programa pedagógico da Rede Estadual de Ensino que articula a escola e o aluno para o primeiro emprego, bem como aproxima o setor produtivo da escola e capacita o aluno para o empreendedorismo e o mercado de trabalho.

Os principais beneficiários do Programa são os alunos da Rede Estadual de Ensino, matriculados na terceira série do ensino médio das Escolas Cidadã Integrais e escolas profissionalizantes técnicas e estudantes egressos da Rede Estadual.

O programa tem o intuito de ofertar ao estudante da rede o acesso ao estágio obrigatório, como também ao não obrigatório, incentivar a articulação entre a formação acadêmica e formação profissional e estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.

Fonte: Secom - PB

Créditos: Secom -PB