Geral

Presidente da Famup participa do 1º Seminário Estadual Sobre Mandioca

Presidente da Famup participa do 1º Seminário Estadual Sobre Mandioca

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, participou nesta quinta-feira (18) do 1º Seminário Estadual Sobre Mandioca – ‘Do Plantio à Comercialização’, promovido pela Prefeitura de Mari. O Seminário, que reuniu especialistas no cultivo da mandioca, destacou temas como produção, mercado e apresentação de arranjos produtivos na região.

“Esse é um momento importante para debatermos o fortalecimento da agropecuária e o apoio a produção rural, além do incentivo para que outros municípios possam destacar e debater seus potenciais agrícolas. Em Sobrado também temos a cultura de mandioca como uma das principais graças a dedicação e empenho dos nossos agricultores. A Famup é um parceiro dos gestores nessa caminhada que se torna uma grande ferramenta na geração de emprego e renda”, destacou George Coelho.

Experimentos realizados na região de Mari com apoio de técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Empaer, do Sebrae e da Embrapa mostrou que é possível o cultivo da Mandioca na região e com isso, ficou comprovado um salto na produtividade agrícola de mais de 300% na produção de raízes colhidas aos 11 meses do plantio. Hoje, mais de 90% da produção no município de Mari é levada inatura para ser processada e beneficiada em outros estados do país.

No final do evento será apresentado ‘A Carta de Mari’ com os pleitos dos agricultores e das instituições de pesquisa e de fomento financeiro para garantir a construção e o desenvolvimento do Arranjo Produtivo da Mandioca. “A ideia é somar esforços e retomar as Câmaras Temáticas que já foram criadas anteriormente pelo Governo do Estado”, explicou George Coelho.

Fonte: Múltipla Comunicação

Créditos: Assessoria de Imprensa