Geral

Novidade da Apple | iOS 14 chega hoje: por que você não deve correr para atualizar o iPhone

Novidade da Apple | iOS 14 chega hoje: por que você não deve correr para atualizar o iPhone

A Apple realizou na última terça-feira (15) seu anunciado evento. Desta vez, a empresa fez uma apresentação mais curta, de apenas uma hora, mostrando as principais novidades para este ano no Apple Watch, iPad e iPad Air e nos seus serviços por assinatura.

Ainda que não tenha falado nada sobre o iPhone 12, a empresa aproveitou para anunciar a data de lançamento das atualizações para seus sistemas operacionais móveis: o iOS 14 e o watchOS 7. As atualizações serão lançadas hoje (geralmente elas saem em torno de 14h, horário de Brasília). Mas, caso você não queira ter problemas com mal funcionamento de apps, é importante que você não atualize o iPhone logo de cara.

Existe algo de "especial" neste ano — estou cansado de falar isso em 2020 — sobre como a Apple está lançando essas atualizações e que pode acabar causando problemas para os usuários que decidam atualizar já no dia de hoje, sem esperar um pouquinho.

Como ocorre normalmente e o que mudou

Para entender o que torna esse lançamento de hoje tão diferente, é preciso explicar um pouco sobre como funciona esse processo todos os anos. Geralmente em junho a Apple faz sua conferência para desenvolvedores, que é quando ela anuncia o que virá de novo nos sistemas operacionais e também lança a primeira versão beta, para testes dos desenvolvedores.

Ao longo dos meses, geralmente a cada duas semanas no começo e toda semana já mais perto de setembro, sai um novo beta, sempre corrigindo problemas e adicionando recursos em relação aos anteriores.

Esse processo todo tem como objetivo permitir aos desenvolvedores de aplicativos que testem seus apps com o novo sistema, afinal sempre tem algo que deixa de funcionar ou se comporta de um jeito diferente na nova versão e precisa de ajustes. Mas tem um detalhe importante: durante todo esse período, os desenvolvedores não podem enviar suas atualizações para os novos sistemas para a App Store.

Como esse envio não é permitido durante a fase beta, no final do período, geralmente logo após o evento de anúncio de novos produtos no início de setembro, a Apple lança a versão GM (Golden Master) dos sistemas operacionais, e aí sim passa a aceitar os envios de atualizações dos aplicativos para o novo sistema.

Este período entre o anúncio da data e o lançamento final das atualizações para os usuários é crucial, pois é durante esse tempo — geralmente em torno de 10 dias — que os desenvolvedores podem fazer os testes finais dos seus apps com a versão que de fato chegará às mãos dos usuários, além de enviar a atualização para aprovação da App Store.

Assim, no dia do lançamento da nova versão do sistema os usuários já possuem acesso aos apps com as devidas correções, ajustes e novos recursos.

Sem este processo, a atualização que será lançada hoje pode acabar sendo um desastre quando o assunto é compatibilidade com aplicativos de terceiros. Além disso, muitas das novidades que já estão presentes no iOS 14 em aplicativos da Apple — como widgets — estarão faltando nos aplicativos da App Store que o usuário está acostumado a usar.

Por conta disso, não recomendo a atualização hoje, a não ser que você não se importe se alguns dos apps que você usa no dia a dia deixarem de funcionar temporariamente, até que o desenvolvedor tenha tempo de enviar uma atualização para a App Store.