Geral

No Rio de Janeiro | Witzel autoriza reabertura de shoppings e bares

No Rio de Janeiro | Witzel autoriza reabertura de shoppings e bares

O governador Wilson Witzel (PSC) autorizou a flexibilização das regras de isolamento social no Rio de Janeiro a partir de hoje. O decreto com as novas normas que permitem a reabertura de shoppings centes, bares e restaurantes, além da prática de exercícios ao ar livre, foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Rio na noite de ontem.

Segundo o decreto, os shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade e garantindo fornecimento de álcool em gel 70%. As praças de alimentação devem obedecer o mesmo limite de capacidade. Já as áreas de recreação, como cinemas, permanecerão fechadas.

Bares e restaurantes também poderão abrir suas portas a partir de hoje com apenas 50% de sua capacidade. Pontos turísticos como Cristo Redentor e Pão de Açúcar foram liberados para atender ao público, também com metade de sua ocupação reduzida.

Os cultos religiosos foram liberados, desde que sejam mantidas a distância de um metro entre um fiel e outro, além do uso de máscaras. O governador autorizou a retomada de atividades esportivas de alto rendimento, desde que sem público e com os devidos protocolos de higienização.

A prática esportiva está liberada em parques, praias e lagoas, desde que não haja aglomeração de pessoas. Academias de ginásticas continuarão fechadas até o dia 21 de junho, assim como escolas das redes pública e privada e salas de cinema.