Geral

Evento gratuito | Orquestra de Heliópolis convida os Paralamas para show em São Paulo

Evento gratuito | Orquestra de Heliópolis convida os Paralamas para show em São Paulo

O projeto Unilever Sons do Brasil reúne no domingo (27) a Orquestra Sinfônica Heliópolis e Os Paralamas do Sucesso em um show gratuito, às 11h, no Parque Villa Lobos, zona oeste de São Paulo. A regência é do maestro Edilson Ventureli e a direção artística de Ayrton Martini. A abertura fica por conta do Coral Heliópolis.

A apresentação é a primeira de uma série com a Sinfônica de Heliópolis com grandes nomes da música brasileira. Depois da capital paulista, os shows seguirão nos próximos meses para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife.

Maestro Edilson Venturelli - Léo Franco/AgNews
Maestro Edilson Venturelli
Imagem: Léo Franco/AgNews
Os concertos serão sempre gratuitos em parques, praças e praias e misturam a música erudita tocada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli com a música popular de diferentes ícones da música brasileira.

A coluna procurou o maestro Edilson Ventureli para adiantar como será a apresentação. Ventureli é regente titular da Orquestra Juvenil Heliópolis e regente adjunto da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Nos últimos anos, regeu orquestras na Itália, Armênia, Ucrânia, e já foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Instituto Baccarelli e condecorado pela ordem Carlos Gomes por sua atuação como maestro.

Adriana: Você já está craque em unir a Orquestra Sinfônica Heliópolis com nomes do rock. Dessa vez, o convidado é o Paralamas. Como vocês estão preparando essa apresentação?
Edilson Ventureli: A gente prepara esse concerto com muito carinho, pois respeitamos e admiramos Os Paralamas, é uma banda que ajudou a construir a música brasileira como ela é hoje: rica, empolgante e de referência. Nós faremos uma hora de show antes de recebermos a banda no palco, com um repertório de músicas clássicas bem conhecidas, como "O Bolero de Ravel" e "O Guarany", justamente para aproximar o público da música erudita e mostrar que concertos podem ser tão populares e empolgantes quanto um show de rock. Para a apresentação com Os Paralamas do Sucesso, providenciamos arranjos especiais, para deixar tudo perfeito. Modéstia a parte, músicas acompanhadas de orquestra ficam ainda mais fascinantes.

Vocês ensaiaram juntos como fizeram com o Samuel Rosa (Skank) em outra ocasião?
Sim, nós sempre nos encontramos para tocarmos juntos antes dos shows, com qualquer banda ou solista. Assim a gente acerta os detalhes de interpretação das músicas e deixa tudo afinadíssimo para fazer bonito no dia. Os ensaios são importantes também para quebrar o gelo e, deste modo, aproximar os artistas da orquestra e vice e versa. Fica natural quando subimos no palco.

O que dá mais trabalho para uma apresentação como esta?
Confesso que na realidade o que temos é um grande prazer! Nossa missão é construir pontes, deixar os artistas confortáveis para fazerem suas músicas com uma roupagem diferente da usual. São vários ensaios dos alunos, individuais e em grupo, para fazer com que seja um verdadeiro show. Mas é aquilo: nós fazemos tudo com muito prazer e isso acaba virando diversão. A gente se diverte no palco.

Pode adiantar algumas músicas d'Os Paralamas que serão apresentadas? Qual deu mais trabalho nos ensaios?
Executaremos alguns dos grandes clássicos da banda: "Alagados", "Aonde Quer Que Eu Vá", "Lanterna dos Afogados" e umas outras, que o público terá que conferir no dia (não posso dar todos os spoilers também, né). Sobre os ensaios: nenhuma deu trabalho. Só prazer!

Siga @adrianadebarros

Serviço
Orquestra Sinfônica Heliópolis convida Os Paralamas do Sucesso
Quando: 27 de outubro, domingo, às 11h
Onde: Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001
Entrada gratuita