Geral

Em sessão inédita no Sertão, ALPB aprova 95 matérias e celebra aniversário de Cajazeiras

Em sessão inédita no Sertão, ALPB aprova 95 matérias e celebra aniversário de Cajazeiras

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (21), sessão ordinária no município de Cajazeiras. O expediente foi realizado através do Programa Assembleia Itinerante, que apreciou mais de 90 matérias no Sertão paraibano. Foram votados dois Projetos de Lei Ordinária, cinco Projetos de Resolução e 88 Requerimentos. Em seguida, os parlamentares participaram de uma sessão especial realizada pela ALPB em homenagem aos 156 anos da cidade, celebrado nesta quinta-feira (22).

“Nós iniciamos a sessão ordinária com o pequeno expediente, em que cada deputado teve a oportunidade de falar sobre a satisfação de prestigiar o Sertão Paraibano. Em seguida, apreciamos projetos de lei, de resolução e requerimentos de autoria dos parlamentares. Depois, participamos de uma sessão especial em que a população teve a oportunidade de dialogar com os deputados. Foi uma situação diferente que nos deixou totalmente felizes”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino.

Durante a votação, os deputados foram favoráveis a maioria dos projetos incluídos na Ordem do Dia. Eles aprovaram, por unanimidade, através de projetos de resolução, homenagens a personalidades do município de Cajazeiras com a concessão de medalhas de mérito. Entre as propostas aprovadas, estava a de autoria da Doutora Paula, natural do município, que busca conceder a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim aos professores Francelino Soares Rolim e Francisco das Chagas Amaro da Silva.

Eles também aprovaram o projeto, do deputado Júnior Araújo, que concede a Medalha de honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena aos médicos Rafael Rodrigues de Holanda e Luciano Ferreira de Holanda. O deputado Jeová Campos, também natural de Cajazeiras, teve aprovado a projeto que dispõe sobre a instituição do Mês Maio Amarelo no calendário estadual. E também, de autoria de Jeová Campos, foi aprovada a proposta que dispõe sobre a instituição da Semana Estadual de Assistência aos Familiares das Pessoas Privadas de Liberdade na Paraíba.

Os deputados de Cajazeiras reafirmaram o compromisso de continuar lutando para que a região permaneça recebendo benefícios que contribuam para o seu desenvolvimento. “Eu não poderia perder a oportunidade de encontrar uma Assembleia unida junto ao povo. O nosso alto Sertão precisa demais da nossa atenção”, disse Jeová Campos. Doutora Paula agradeceu a Mesa Diretora e aos demais deputados. Ela destacou ações que estão sendo feitas para a cidade, sugeriu melhorias para a Saúde local, entre outras atividades.

Júnior Araújo agradeceu o empenho dos deputados em participar da sessão e ressaltou a importância das pautas apreciadas durante o expediente. “O compromisso que essa legislatura assumiu em aproximar o parlamento da sociedade é de extrema admiração, pois sabemos que há uma distância entre a sociedade e os poderes. Volto a minha terra, na condição de deputado estadual, certo desse compromisso de melhorar cada dia mais nossas ações”, disse o deputado. Ele também ressaltou a participação da população na sessão.

Sessão Especial 

Após a sessão ordinária, aconteceu uma sessão especial em tributo aos 156 anos de Cajazeiras, celebrado nesta quinta-feira (22). A sessão reuniu prefeitos da região e autoridades políticas, que homenagearam a cidade pelo aniversário de emancipação. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, ressaltou a participação da população durante a solenidade.

“Iniciamos a sessão especial, onde abrimos a pauta para que diversos assuntos, de interesse regional e nacional, fossem debatidos. Algumas personalidades homenagearam Cajazeiras e tivemos uma sessão extraordinária com uma grande participação popular. Foi um pedido dos deputados da cidade”, disse o presidente. Na oportunidade, Galdino entregou uma placa em homenagem a cidade ao prefeito José Aldemir.

O prefeito elogiou a iniciativa da ALPB de realizar a sessão itinerante na cidade. “A ação de fazer acontecer essas sessões itinerantes é brilhante, valoriza a história da Casa. Isso traduz a aproximação do poder Legislativo com a sociedade, com o povo participando, nos diversos municípios e regiões do Estado, do que é debatido e das decisões da Assembleia Legislativa”, afirmou.

Durante a sessão itinerante foram prestados serviços à população, em parceria com secretaria estadual da Saúde, a exemplo de verificação de pressão arterial, teste de glicemia. O Procon Municipal também esteve presente tirando dúvidas sobre o direito do consumidor. “Todos nós parlamentares participamos com a maior satisfação, com a maior boa vontade, aproximando o povo de Cajazeiras do trabalho diário do Poder Legislativo”, destacou Galdino.

“Minhas considerações finais são de agradecimento, ao prefeito José Aldemir; aos deputados da terra: Doutora Paula, Junior Araújo e Jeová; mas principalmente ao povo de Cajazeiras. O grande brilhantismo de nossa sessão foi a presença maciça do povo de Cajazeiras”, concluiu o presidente da ALPB.

Toda a sessão foi transmitida pela TV Assembleia, através do canal 40.2 (TV aberta) 14.2 (Patos e Região – TV aberta), pelo canal 11 na net e 340.2, na Sky, GVT e Claro. A solenidade também foi exibida pelo site e pelas redes sociais do Legislativo, além das rádios de Cajazeiras e Região.

Fonte: Alpb